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UTM o que é? – Aprenda como usar esse parâmetro no seu negócio

Pense comigo, seria muito ruim se você fizesse uma campanha de marketing para divulgar e vender seus produtos digitais e não conseguisse identificar de qual banner estaria vindo a maior parte do tráfego. Isso não seria nada bom para o seu negócio, não é mesmo? 

Para que isso não aconteça existe o UTM (Urchin Traffic Monitor) Você sabia que existe essa ferramenta para te ajudar nessa tarefa? 

O Urchin Traffic Monitor vai te ajudar a identificar qual é a página que está tendo mais acesso e também o comportamento das pessoas que estão procurando por ele.

Essas informações são muito importantes para que você possa fazer campanhas mais eficientes.

Hoje nesse conteúdo vou falar sobre o Urchin Traffic Monitor o que ele é, como criar um e como ele pode te ajudar nos negócios.

Se você já conhecia essa ferramenta continue nessa leitura para nutrir seus conhecimentos. Se você não conhece o UTM chegou o momento de saber tudo sobre essa ferramenta!

E aí, quer saber tudo sobre o Urchin Traffic Monitor? Então vem comigo te conto tudo logo a seguir. Confira:

O que é UTM?

Basicamente UTM (Urchin Traffic Monitor) traduzido para o português significa Monitor de Tráfego de Urchin. 

O UTM  é um parâmetro do Google Analytics utilizado para fazer o rastreamento do tráfego no seu site, blog, rede social, e-mail, anúncio, e todas as suas fontes de tráfego.

Quando você cria um UTM o Google consegue reconhecer como o público acessou a URL, dessa maneira é possível mostrar resultados mais específicos nos relatórios das suas campanhas.

Mas como criar UTM?

Hoje em dia as UTMs podem ser criadas através de diversas plataformas, porém a mais comum delas é no Google Analytics. 

No site de desenvolvedores do Google, o Dev Tools, há uma ferramenta específica para tal, o Campaign URL Builder.

A construção feita através dela é simples e bastante intuitiva. Inclusive, é importante destacar que há instruções básicas no rodapé da página. 

Para criar a UTM  será necessário acessar o Google Analytics e preencher os campos indicados. O resultado final será como esse exemplo a seguir: 

Exemplo: https://nomedosite.com/?utm_source= [origemdacampanha]&utm_medium=[midiadacampanha]&utm_content=[conteudodacampanha]&utm_campaign=[nomedacampanha]&utm_term=[palavrachavedacampanha]

Para você entender melhor esse parâmetro, vou te explicar como funciona cada uma das partes do link. Confira:

1- UTM Source

No campo do UTM Source será necessário inserir a origem ou a fonte de tráfego. Você deverá informar onde a sua campanha será exibida.

Nesse caso, você poderá colocar o nome da rede social, blog, e-mail, Googl ou pop-up, como no exemplo, a seguir:

Exemplo: https://nomedosite.com/?utm_source=google&utm_medium=[midiadacampanha]&utm_content=[conteudodacampanha]&utm_campaign=[nomedacampanha]&utm_term=[palavrachavedacampanha]

2- UTM Medium

No campo UTM Medium você vai colocar a forma como o tráfego está chegando, os meios da campanha. Nesse caso, você poderá inserir  um CPC,  um e-mail, um banner, suas redes sociais, um display, afiliados, e-book, etc.

Exemplo: https://nomedosite.com/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_content=[conteudodacampanha]&utm_campaign=[nomedacampanha]&utm_term=[palavrachavedacampanha]

3- UTM Content

O UTM Content geralmente é usado quando você precisar identificar uma campanha específica ou quando estiver fazendo teste A/B em anúncios ou e-mails. Dessa maneira será  possível saber qual campanha está com uma performance melhor. 

É importante ressaltar que este não é um campo obrigatório, então, caso você não precise diferenciar o link, poderá excluir essa informação.

Exemplo: https://nomedosite.com/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_content=cta-a&utm_campaign=[nomedacampanha]&utm_term=[palavrachavedacampanha]

4- UTM Campaign

Já o UTM Campaign, servirá para identificar o nome da campanha. Ele geralmente é usado quando você tem uma campanha estratégica, um produto em promoção ou uma palavra-chave importante.

Mas esse campo também não é obrigatório. Então, se você não precisar dele, poderá excluir do link. Veja a seguir o exemplo:

Exemplo:https://nomedosite.com/utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_content=produtoa&utm_campaign=blackfriday&utm_term=[palavrachavedacampanha]

5- UTM Term

Para finalizar temos o UTM Term, ele serve para identificar a palavra-chave que você está usando na campanha. Ele poderá ser usado quando você fizer anúncios no Google Ads, então este campo também não é obrigatório, podendo ser excluído caso seja necessário. 

Exemplo:https://nomedosite.com/utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_content=produtoa&utm_campaign=blackfriday&utm_term=cursoonlinepararedatores

É importante ressaltar que o Google Analytics oferece uma ferramenta para a construção do UTM, que é o Campaign URL Builder.

O Campaign URL Builder é muito intuitivo, e principalmente se você precisa apenas preencher os campos indicados para gerar o link.

Quando estiver com o link do UTM pronto, você só vai precisar inserir ele nos botões: CTAs, banners, blog post, entre outros. Dessa forma, será possível começar a rastrear o tráfego das suas campanhas de marketing digital.

Qual a relação do UTM no marketing?

O indicador vai ajudar a monitorar o tráfego do seu site (rede social, e-mail, anúncios, etc). E isso é muito importante para o marketing digital. Essas informações vão servir de parâmetro para mensurar os indicadores de desempenho das campanhas.

Dessa maneira, será possível identificar qual URL está apresentando a melhor performance em relação ao tráfego orgânico ou tráfego pago. 

Ele também vai permitir que você conheça o comportamento da sua audiência em relação aos seus canais digitais.

O UTM vai ajudar a designar os investimentos de uma maneira mais inteligente, tendo em vista que você poderá usá-lo para rastrear os anúncios. Com isso, será possível verificar qual o anúncio tem os melhores resultados e você poderá investir mais dinheiro nele do que nos demais.

Onde inserir esses links?

  • Redes sociais: os links vão te ajudar a entender o verdadeiro engajamento com a sua marca nas redes sociais;
  • E-mail marketing:  é um clássico do mundo digital que também poderá  ser identificado através da UTM. Você pode enviar conteúdos semelhantes com UTM’s diferentes para entender como a sua base vai reagir (por exemplo: CTAs diferentes, banners com cores diferentes, e etc) ;
  • Materiais ricos: um material rico pode ser veiculado em diversos canais, porém, somente com a UTM que você vai entender qual é a maior fonte de tráfego e quais são as campanhas que geraram mais  resultados na captação de leads;
  • Pop-up: também é possível usar UTM em pop-up! Você poderá identificar se os formulários no seu site estão funcionando, qual o comportamento do público ao se deparar com um pop-up em sua página inicial, etc.

Viu como o UTM pode ser importante para o seu negócio e como ele pode fazer toda diferença?! Esses são só alguns exemplos, existem muitas possibilidades para usar o UTM. Para saber qual é o melhor para você, basta entender quais vão fazer mais sentido para o seu negócio.

Conclusão 

O UTM  é um parâmetro do Google Analytics utilizado para fazer o rastreamento do tráfego no seu site, blog, rede social, e-mail, anúncio e todas as suas fontes de tráfego.

Agora você já sabe o que é UTM, não perca mais tempo e comece a colocar ele em prática no seu dia a dia. Acesse o gerador do Google Analytics, faça os seus links e comece ainda hoje a monitorar as suas campanhas. 

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