Sumário
- O que são técnicas de vendas?
- As 12 Melhores Técnicas de Vendas
- Conclusão
- Aprenda a vender qualquer coisa, com técnicas de vendas utilizadas pelos maiores empreendedores do mundo.
- Veja como oferecer a solução para o cliente e ganhe muito mais dinheiro com suas vendas.
- Aqui, neste artigo, você vai aprender o que são técnicas de vendas, como usá-las em sua estratégia e vai conferir uma lista com 12 técnicas de vendas para lucrar muito mais, independente do seu modelo de negócios, seja um negócio online ou físico.
- Acompanhe a leitura até o final e confira.
- O que são técnicas de vendas?
- Técnicas de vendas são métodos que os vendedores aplicam para criar uma conexão entre o produto ou serviço e a necessidade do cliente.
- As técnicas de vendas auxiliam na abordagem dos vendedores, para que o atendimento seja personalizado e eficiente.
- Essas técnicas são aplicadas de acordo com as habilidades do vendedor e das características do cliente.
- Para você identificar quais são as melhores técnicas de vendas para o seu negócio, é essencial fazer testes, até descobrir o que funciona melhor para o seu potencial cliente.
- Você pode utilizar diferentes técnicas de vendas, de acordo com cada etapa do funil, para que a sua estratégia seja eficiente.
- Com o uso dessas técnicas, o futuro cliente avança pelas etapas do funil de vendas, desde o primeiro contato até a realização da compra.
- As 12 Melhores Técnicas de Vendas
- Sabendo o que são técnicas de vendas, conheça agora as 12 melhores para você se conectar ao seu público e vender muito.
- 1. Conheça o produto
- Antes de vender um produto, é essencial conhecer bem o que você vai oferecer e ter certeza de que ele realmente cumpre o que promete.
- Quando você conhece o que está oferecendo, você transmite segurança e confiabilidade para o potencial cliente, que é convencido a comprar, com menos resistência.
- Quando você conhece o produto a fundo, pode falar com propriedade, consegue quebrar qualquer objeção e tirar todas as dúvidas que o potencial cliente tenha.
- 2. Venda a solução
- Não venda um produto, venda a solução que o cliente precisa.
- Em vez de oferecer as características do seu produto, ofereça os benefícios que ele proporciona para quem comprar.
- Assim, o cliente é atraído pela oferta e decide pela compra o produto, antes de mesmo de saber o preço.
- Ao oferecer a solução, você conecta o seu produto à necessidade do cliente.
- E é essa certeza de ter o problema solucionado que convence o público a comprar.
- 3. Saiba ouvir o cliente
- Quando você exercita a escuta ativa, consegue se conectar melhor com o cliente.
- Isso acontece porque, quando realmente ouvimos o que alguém tem a dizer, exercitamos a empatia e isso gera conexão entre quem fala e quem está ouvindo.
- Nas vendas, essa conexão também acontece quando você procura saber quais são as necessidades e desejos do seu potencial cliente, buscando atendê-los da melhor forma.
- Tanto online quanto pessoalmente, procure ouvir o seu potencial cliente sem interrompê-lo, sem argumentar, sem dar a sua opinião e escute o que ele realmente precisa.
- 4. Ofereça um atendimento personalizado
- Depois de ouvir as necessidades do seu cliente e coletar informações valiosas sobre ele, use isso a seu favor, oferecendo um atendimento personalizado, criando uma conexão profunda com ele, de forma natural, o que o aproxima da venda.
- Atenda o cliente de acordo com o que ele quer e precisa, utilizando os argumentos adequados, quebrando as objeções que forem surgindo.
- 5. Use storytelling
- Outra forma eficiente de criar conexão com o cliente é contando histórias.
- Encante o seu público através do uso da técnica do storytelling e apresente seu produto ou serviço, conduzindo o potencial cliente pela jornada de compra.
- Ao contar histórias, você se conecta com o público, de forma emocional, convertendo muito mais.
- 6. Fale somente a verdade
- Em meio a tantos charlatões da internet, prometendo mundos e fundos, sem se preocupar com o cliente, seja honesto e se destaque da concorrência.
- Jamais minta ou exagere sobre o produto ou serviço que você vende. Aliás, promova um produto do qual você conhece, que é de qualidade e que cumpre o que promete.
- Mantenha o foco na experiência do cliente e você já terá meio caminho andado, rumo ao sucesso, com o seu negócio online.
- Quando você é honesto e oferece algo de qualidade, que realmente entrega o que promete, o cliente tende a voltar e torna-se fiel e promotor da sua marca.
- 7. Utilize gatilhos mentais
- Os gatilhos mentais são técnicas de vendas que não podem ficar de fora da sua estratégia.
- Esses gatilhos são disparos emocionais, que fazem com que a pessoa aja de determinada maneira.
- No caso das vendas, os gatilhos mentais fazem com que o potencial cliente realize uma compra ou tenha alguma ação que você espera.
- Aqui no blog você encontra um conteúdo completo sobre gatilhos mentais, para se aprofundar nesse assunto.
- Alguns gatilhos mentais que você pode usar em sua estratégia de vendas são:
- Escassez
- Curiosidade
- Compromisso
- Urgência…
- 8. Invista em Inbound Marketing
- O Inbound Marketing alia técnicas de marketing e de vendas, para atrair, nutrir e converter clientes e precisa fazer parte da estratégia de qualquer empresa que queira ter sucesso no mercado.
- Além disso, com ferramentas de automação e estratégias direcionadas, você consegue fazer a segmentação correta do público, direcionando os leads qualificados para finalização da compra.
- 9. Impressione o cliente
- Impressionar é oferecer ao cliente uma experiência marcante, que faça com que o seu nome ou da sua marca fique na mente do cliente, para que ele lembre do seu produto, no momento da compra.
- Quando uma marca impacta o público, de forma positiva, ela consegue vender, mesmo que seu produto ou serviço não seja o mais barato do mercado.
- Surpreender o cliente com ofertas irresistíveis, bônus especiais e outros benefícios, faz parte da técnica de vendas que impressiona o cliente com uma experiência inesquecível.
- 10. Confie no que você faz
- Essa técnica é bem parecida com a primeira da lista. Além de conhecer o seu produto, confie no que você faz.
- Apenas dessa forma, você consegue ter sucesso com um negócio, afinal, o cliente percebe quando alguém está tentando empurrar algum produto ou serviço do qual não acredita e que não cumpre o que promete.
- Principalmente se você decidir ser um afiliado autoridade, você precisa mostrar que é uma pessoa confiável, que oferece apenas o que acredita, para conquistar clientes fiéis e impulsionadores da sua marca.
- 11. Atenção ao marketing
- Já ouviu falar que a propaganda é a alma do negócio?
- Pois é, você pode oferecer o produto mais excelente do mercado, mas se não der atenção às estratégias de marketing, você não vai conseguir vender.
- O público precisa saber quais são os benefícios que o seu produto oferece e, para saber disso, você precisa aplicar ações de marketing.
- Os resultados das suas vendas estão diretamente ligados ao marketing do seu negócio digital.
- Técnicas de marketing de conteúdo são excelentes para atrair e converter clientes, através das redes sociais, blog, e-mail marketing e outras estratégias de marketing online e offline.
- Com uma comunicação assertiva, você consegue atrair novos clientes e trabalhar o pós-venda.
- Além disso, com ferramentas de gestão, você pode acompanhar as métricas e ajustar o que for necessário.
- 12. Ofereça um FAQ
- Ofereça respostas para as dúvidas frequentes e aproveite para quebrar as possíveis objeções dos seus clientes, esclarecer dúvidas, como as formas de pagamento e política de devolução, por exemplo.
- Dê respostas claras e objetivas;
- Inclua imagens, para facilitar;
- Disponibilize links para assuntos relacionados;
- Abra espaço para sugestões;
- Mantenha a sua FAQ atualizada.
- Conclusão
- Aproveite as inúmeras possibilidades de abordar os seus clientes, utilizando técnicas de vendas que realmente funcionam, de acordo com as características do seu público-alvo.
- Utilize as melhores técnicas de vendas para mostrar para o seu público que o produto ou serviço que você vende é a melhor solução do mercado.
- Faça com que o potencial cliente sinta a necessidade de comprar o seu produto ou serviço, para sanar a dor ou atender ao desejo dele.
- Técnicas de vendas, aliadas a estratégias de copywriting também têm potencial para alavancar as vendas e impulsionar o seu negócio online ou offline.
- Se você quer aprender mais sobre esse tema, para aplicar em seu negócio e alcançar liberdade financeira através da internet, basta entrar para o grupo de empreendedores de sucesso, que estão trocando a CLT pela liberdade de trabalhar em casa, ganhando muito mais.