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Como fazer Coleta e Análise de Dados

O que é coleta e análise de dados?

Atualmente os dados são considerados extremamente valiosos dentro das empresas, e por isso é tão importante saber coletar e analisá-los de forma correta. A coleta de dados é um processo voltado para a captação de informações sobre algo determinado, a fim de prever comportamentos, conhecer determinado público, e montar estratégias mais eficientes para o negócio, por exemplo. 


A coleta de dados é a parte inicial e primordial do processo, porém de fato a parte mais importante desse ciclo é sim a análise desses dados, afinal é a partir dela que vamos conseguir fazer os dados virarem informações relevantes, e transformar meros números e palavras em ações importantes para as empresas, como por exemplo, esses que foram citados acima.


O processo de coleta e análise de dados, deve ser feito de forma muito organizada, pois dados bem estruturados, organizados e de fácil leitura, junto a um trabalho de análise de qualidade com certeza vão gerar informações estratégicas que vão impulsionar as ações e resultados da sua empresa. 

  • Defina o objetivo da coleta de dados: Antes de começar, determine claramente o que você deseja alcançar com a coleta de dados. Tenha em mente as perguntas específicas que você quer responder ou as informações que precisa obter.
  • Identifique as fontes de dados: Identifique as fontes de onde você vai obter os dados necessários para o seu objetivo. Pode ser através de pesquisas, entrevistas, fontes secundárias, registros, bancos de dados, entre outras.
  • Elabore um plano de coleta de dados: Crie um plano detalhado que inclua os métodos que você utilizará para coletar os dados, o tamanho da amostra (caso aplicável), os procedimentos a serem seguidos e o cronograma para a coleta.
  • Escolha os instrumentos de coleta de dados: Dependendo do tipo de dados que você precisa coletar, escolha os instrumentos apropriados, como questionários, entrevistas, formulários online, observação direta ou outros métodos.
  • Desenvolva os instrumentos: Se você estiver usando questionários, entrevistas ou formulários, desenvolva-os de maneira clara, objetiva e consistente para garantir a qualidade dos dados coletados.
  • Realize a coleta de dados: Execute o plano de coleta conforme o cronograma estabelecido. Garanta que os procedimentos sejam seguidos adequadamente e que os dados sejam registrados de forma correta e precisa.
  • Armazene e organize os dados: Armazene os dados coletados de forma segura e organizada. Isso pode ser feito em planilhas, bancos de dados ou ferramentas específicas de coleta de dados.
  • Pré-processamento dos dados: Antes de analisar os dados, faça uma verificação preliminar para identificar possíveis erros ou inconsistências nos registros.
  • Análise dos dados: Utilize as técnicas apropriadas para analisar os dados coletados. Isso pode envolver estatísticas descritivas, análise de tendências, gráficos, etc.
  • Interprete os resultados: Com base na análise dos dados, interprete os resultados obtidos em relação ao seu objetivo inicial de coleta.
  • Apresente os resultados: Comunique os resultados de forma clara e concisa, utilizando gráficos, tabelas ou relatórios, dependendo do público a que se destina.

Tipos de coleta de dados mais aplicados

Hoje em dia não é difícil ser data-driven. Mais do que isso, podemos dizer que não ser data-driven é um risco para as empresas. E introjetar essa cultura não é tão difícil quanto parece, porque existem diversas formas de coletar dados, armazená-los e aplicá-los nas estratégias de marketing.

Selecionamos alguns dos principais e mais eficientes ferramentas. Confira.

Fazer uma pesquisa “por conta”

A coleta de dados que chamamos de “ por conta” é com certeza a mais simples, e que gera maior custo benefício, até porque ela se trata de você ir atrás e realizar uma pesquisa com a sua própria base de consumidores/clientes. Esse método é para uma investigação mais simples , onde a empresa quer ouvir o seu cliente, e sua jornada dentro do negócio.


Apesar de trazer diversos benefícios como o aprendizado sobre o cliente, e o como o já falado custo benefício, as pesquisas por conta tem recursos limitados, e tendem a fazer com que a pessoa que está realizando-a tenha menos tempo, o que prejudica a sua carga de trabalho.

Google Analytics

Uma plataforma gratuita (porém, considerada mais generalista por muitos) é o Google Analytics. Nela, são apresentados diversos dados como tráfego, origem dos usuários, páginas em que houve conversões e muito mais, em formatos de dashboard, que você pode acompanhar de acordo com as métricas mais importantes a serem avaliadas no seu negócio.

Além disso, o Google Analytics permite a conexão com outras ferramentas de automação e fornece uma coleta de dados simples, extraída a partir de métricas já calculadas pelo Google.

Analytics ser um recurso amplamente utilizado em todo o mundo, nem sempre o usuário tem a assistência que precisa para entender indicadores do sistema e tirar dúvidas de maneira acessível e rápida.

Oracle Data Mining

Essa é uma ferramenta que permite fazer uma mineração de dados — que é como uma peneira ou uma triagem do conteúdo obtido — a partir da análise das informações geradas pelo ODM.

Ao mensurá-los, o analista terá insumos relevantes para aplicar nas ações da empresa, como fazer projeções do comportamento dos clientes e identificar personas.

CRM

A sigla que representa Customer Relationship Management, ou em bom português Gestão do Relacionamento, é a estratégia para organizar e gerenciar todos os contatos de uma empresa, sendo clientes ou não. Para isso, é utilizada um software que integra os dados e permite que diversas áreas conversem entre si, tendo visão de todas as informações de forma única.

Existem diversas ferramentas no mercado como RD, Salesforce, Pipefy, Pipedrive e muitas outras. A escolha vai depender da estratégia, do porte e do orçamento que sua empresa possui.

Existem diversas ferramentas no mercado como RD, Salesforce, Pipefy, Pipedrive e muitas outras. A escolha vai depender da estratégia, do porte e do orçamento que sua empresa possui.

Algumas vantagens de adotar um bom CRM em sua empresa:

  • Maior integração entre squads e áreas diversas;
  • Centralização das informações;
  • Maior agilidade no atendimento;
  • Otimização da jornada do consumidor a partir da análise de dados;
  • Redução de CAC;
  • Tomadas de decisão mais assertivas.

 Por entrevista

Estabeleça um roteiro para a coleta de dados

Em primeiro lugar, deve-se determinar como será feita a entrevista, que podem ser estruturadas, semi-estruturadas ou livres..

Entrevista estruturada

Com perguntas pré-determinadas

Entrevista semiestruturada

Neste formato, você deverá apenas relacionar os principais tópicos que deseja abordar, tendo maior liberdade durante a conversa.

De qualquer forma, o ideal é estabelecer um roteiro para a sua entrevista, tendo claro quais dados você irá coletar, seja por meio de perguntas previamente elaboradas, ou apenas através da ordem que os assuntos serão abordados.

Tipos de entrevistas para coleta de dados

Além disso, você também pode optar por algum método de entrevista abaixo.

Esta classificação não exclui a classificação acima, porquanto as entrevistas podem ser organizadas com mais critérios e características, assumindo um caráter único de acordo com o objeto de estudo.

Entrevistas informais

Neste formato você poderá conversar com o entrevistado de maneira totalmente livre, quase como uma conversa informal.

Assim, a única diferença é que na entrevista deve haver o registro.

Entrevistas focalizadas

Já, esse tipo de entrevista é muito semelhante à informal, porém ao escolher esse formato você irá evitar que o entrevistado fuja do tema escolhido para abordar em seu trabalho.

Entrevista por pautas

Por meio dessa modalidade, as entrevistas passam a ter uma estrutura básica.

Assim, você deve estabelecer previamente os tópicos a serem tratados durante a conversa e a ordem que serão desenvolvidos.

Então, ao concluir cada um deles, você pode riscá-los de sua lista. O ideal é que as pautas tenham uma relação entre si, garantindo a consistência do relato.

Entrevista formalizada/estruturada

Em último lugar, neste modelo deve ser escolhido caso você deseje recolher o mesmo tipo de relato de mais de um indivíduo.

Com ele, você possui uma relação fixa de perguntas para a coleta de dados, às quais todos os entrevistados deverão responder. Você pode optar por elaborar perguntas abertas ou fechadas, de acordo com seu propósito.

Registre a conversa para analisar os dados

Dê sempre preferência por realizar as entrevistas pessoalmente, certificando-se de gravar o áudio para preservar a integridade do relato.

Ou faça um resumo escrito de toda a entrevista.

O entrevistado deve estar ciente de que a conversa será gravada, por isso é importante pedir uma autorização prévia por meio de um termo de consentimento livre e esclarecido.

Em alguns casos, você pode se deparar com o relato de assuntos sigilosos. Se isso acontecer e esses trechos forem relevantes para a sua pesquisa, converse com a fonte sobre a possibilidade de omitir a sua identidade.

Essa prática é muito utilizada principalmente em pesquisas que envolvem crianças ou pessoas em situação de risco.

Questionários

Os questionários podem ser online ou físicos, mas não há dúvidas de que os feitos em ferramentas digitais oferecem muito mais agilidade e praticidade na mensuração dos dados.

Essa forma de coletar dados pode utilizar perguntas abertas ou fechadas e é indicada para avaliar a aceitação de produtos, satisfação com um atendimento, entre outras questões.

Pesquisa digital

pesquisa digital é um dos modelos de coleta de dados mais modernos e utilizados por grandes players do mercado, principalmente por empresas que precisam de resultados rápidos na área de marketing.

As formas de abordagens da pesquisa online são amplas, permitindo que o profissional atue em diversas áreas e identifique gargalos que, juntos, podem prejudicar os resultados das estratégias.

Nesse sentido, além da percepção de movimentos feitos pelos consumidores, é possível saber o que os clientes acham do atendimento, dos produtos e serviços, do pós-venda, e em quais áreas existem lacunas que precisam de atenção para possíveis novas formas de atuação.

conclusão

Nesse artigo foi mostrado que a coleta e análise de dados é uma ótima forma de conhecer o seu cliente, e entender os caminhos para onde o seu negócio pode ir. Foi apresentado também várias dicas de como fazer esse processo rodar na sua empresa, afinal fazer bem cada uma das etapas é primordial para um resultado significativo. 

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