jeferson-souza-vendas-whatsapp-robo
braip-hotmart-eduzz-afiliados
O que é plano de marketing?

O plano de marketing é um documento estratégico que descreve as ações e estratégias que uma empresa ou organização pretende implementar para atingir seus objetivos de marketing e alcançar o público-alvo de forma efetiva.Com o plano de marketing, você define os objetivos a serem alcançados pelo seu negócio e compila informações essenciais para determinar as ações de marketing futuras da empresa.

O plano de marketing é uma ferramenta de gestão, tanto de marketing quanto de seu próprio negócio. Com esse recurso, você é capaz de avaliar o mercado de modo a identificar tendências e se antecipar a mudanças. Assim, sua empresa tem às mãos dados valiosos para traçar ações táticas e atuar de forma mais competitiva no mercado.

  • Análise da situação: Uma avaliação detalhada do ambiente interno e externo da empresa, incluindo a análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), a análise do mercado, o perfil do público-alvo e a análise da concorrência.
  • Definição de objetivos: Estabelecer metas específicas e mensuráveis que a empresa pretende alcançar através das atividades de marketing.
  • Estratégia de marketing: Desenvolver uma estratégia clara que irá guiar as ações da empresa. Isso pode envolver o posicionamento da marca, a identificação de segmentos de mercado, o desenvolvimento de propostas de valor e a escolha das táticas de marketing mais adequadas.
  • Mix de marketing: Também conhecido como "4Ps" (Produto, Preço, Praça e Promoção), é a descrição detalhada de como a empresa planeja gerenciar cada um desses elementos para alcançar seus objetivos.
  • Orçamento: Estipular o investimento necessário para implementar as estratégias de marketing propostas.
  • Cronograma: Definir o período de tempo para a implementação das ações, incluindo marcos e prazos específicos.
  • Métricas e avaliação: Determinar como os resultados das ações de marketing serão medidos e analisados para verificar se os objetivos estão sendo alcançados. Isso pode envolver o uso de indicadores-chave de desempenho (KPIs) e outras métricas relevantes.

Análise da situação:

Já a análise do ambiente externo pode ser conduzida a partir de uma perspectiva macro e uma micro. O macroambiente diz respeito a tudo que afeta sua comunidade e o mercado como um todo: fatores políticos, socioculturais, econômicos e tecnológicos. O microambiente, por sua vez, abrange especificamente o meio em que sua empresa se insere: empresas e produtos concorrentes (já no mercado ou a serem lançados), clientes e fornecedores.

Para garantir que nada fique de fora da avaliação interna e externa de seu plano de marketing, você pode conduzir uma análise SWOT. Trata-se de uma ferramenta de análise estratégica cuja sigla vem do inglês e aponta os quatro pilares da matriz: strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Em português, a matriz tem um nome bem melhor: que tal fazer uma análise FOFA da sua empresa?

Além de definir seu público-alvo, é essencial que você também estabeleça uma buyer persona para sua empresa. Enquanto o público-alvo define um grupo genérico de consumidores, a persona é um personagem fictício que representa seu consumidor ideal.

Dentro do público-alvo, temos um número muito grande de pessoas que podem ser atingidas pela sua campanha de marketing. Já com a persona, você consegue traçar um planejamento de marketing muito mais específico para quem tem mais chances de comprar seu produto.

Ter a buyer persona bem definida em seu plano de marketing ajuda na hora de pensar em estratégias para toda a jornada de compra de seus clientes. Se você conhecer bem a persona com quem está falando, será capaz de desenvolver abordagens mais eficazes em todas as etapas da jornada de compra, desde a consideração até a conversão.

Definição de objetivos:

Como você quer que sua empresa seja vista pelo público? Definir seu posicionamento de mercado é desenvolver uma imagem clara e distinta de sua empresa em relação a seus competidores.

Objetivos são descrições mais genéricas do que você deseja realizar com a estratégia de marketing, enquanto metas são tarefas mais específicas, estabelecidas para ajudar a atingir os objetivos.

Para obter resultados positivos com sua estratégia de marketing, antes de mais nada, você precisa definir os objetivos e as metas a serem alcançados.

Depois de passar pelas etapas anteriores, ao chegar neste estágio, você terá bem mais clareza de quais objetivos e metas são compatíveis com a realidade de seu negócio. No entanto, outro recurso pode tornar o processo ainda mais certeiro: a metodologia SMART, uma sigla com cinco parâmetros que guiarão você na hora de definir suas metas:

  • Specific (específicas): metas genéricas não são muito claras e, portanto, menos eficazes. Quanto mais específica for a meta, mais tangível ela será para você e sua equipe.
  • Measurable (mensuráveis): para que você possa acompanhar o desempenho da empresa, é fundamental definir metas que podem ser medidas de forma fácil. Por isso, é importante que suas metas sejam específicas; repare como, no exemplo que dei acima, as metas têm números a serem atingidos.
  • Attainable (atingíveis): suas metas podem ser ambiciosas, mas precisam ser alcançáveis e condizentes com a realidade; metas inatingíveis podem levar à frustração e à sensação de fracasso de sua equipe.
  • Realistic (realistas): este parâmetro está diretamente ligado ao anterior. Você precisa levar em consideração as limitações de seu negócio na hora de definir as metas a serem alcançadas.
  • Time-bound (com prazo): quanto tempo você precisa para realizar suas metas? Metas sem um prazo definido e bem avaliado podem desmotivar você e sua equipe. Se o prazo for muito curto, poderá gerar um sentimento de fracasso; se for muito longo, pode causar desgaste na equipe. Estabeleça um período realista e, caso a meta não seja atingida, não a prolongue. Avalie o que deu errado e, a partir daí, estabeleça novas metas.

Mix de marketing:

Para que sua estratégia fique bem redondinha, é interessante se orientar pelo que chamamos de 4 Ps do marketing:

O conceito de Mix do Marketing foi aprimorado pelo professor Jerome McCarthy da Universidade de Michigan. No entanto, ele só ganharia força após ser estudado e divulgado por Philip Kotler, até hoje considerado um dos maiores especialistas em marketing do mundo.

Esse conceito já possui mais de 60 anos de existência, e, ao longo dos anos, foi levemente alterado e renovado para se adequar às inovações que surgiram desde então, como veremos mais adiante.

Como falamos anteriormente, os 4 P’s representam as seguintes palavras: Produto, Preço, Praça e Promoção. Estes são os pilares de qualquer plano de marketing — seja tradicional ou Marketing Digital — e devem ser definidos com cuidado.

Orçamento:

Se seu plano de marketing estiver prontinho, é hora de implementá-lo. Nesta fase, você vai colocar em prática as estratégias de marketing que, por sua vez, vão permitir a realização das metas e dos objetivos definidos para sua empresa.

Para que isso aconteça, todas as partes envolvidas, desde o nível estratégico até o operacional de sua empresa, devem receber orientações claras e específicas. É aí que entra a necessidade de desenvolver um plano de ação, que deve cobrir as seguintes questões:

  • Que atividades específicas precisam ser executadas?
  • Qual é o prazo de realização de cada atividade?
  • Quem ficará responsável pela execução e conclusão de cada atividade?
  • De que forma as atividades precisam ser desempenhadas, e em qual ordem de prioridade?
  • Quais são os custos envolvidos em cada atividade?

Uma vez elaborado o plano de ação, você precisará escolher também uma metodologia de gestão para guiar as atividades ao pôr os planos em prática.

A metodologia waterfall, também chamada de cascata em português, é a abordagem mais tradicionalmente adotada na gestão de projetos. Ao seguir o modelo waterfall, a equipe executa uma fase de cada vez, de forma linear. A fase seguinte só pode ser iniciada quando a anterior for concluída, e assim a equipe segue a sequência sem que haja repetição de etapas.

Métricas e avaliação:

Uma vez que suas metas estão definidas, é essencial determinar quais métricas serão levadas em conta para avaliar o desempenho de suas estratégias. Essas métricas que estão diretamente ligadas às suas metas são chamadas de indicadores de desempenho (ou KPIs).

São os KPIs que vão indicar se seu plano de marketing está dando certo. Reunimos aqui algumas sugestões de KPIs para você acompanhar em seu e-commerce, a depender de suas metas e seus objetivos.

No entanto, os KPIs para e-commerce não são importantes por si só. O verdadeiro valor de um KPI está nos insights práticos que você tem ao analisar os dados que eles lhe mostram. Ao analisar um KPI, você poderá pensar em estratégias com mais precisão para gerar mais vendas online, além de entender onde pode haver problemas em seu negócio.

Além disso, os dados relacionados aos KPIs podem ser distribuídos para uma equipe maior. Eles podem ser usados para treinar seus funcionários para, juntos, solucionarem problemas críticos.

Os principais KPIs para e-commerce geralmente se classificam em uma das cinco categorias abaixo:

  • KPI de vendas
  • KPI de marketing
  • KPI de atendimento ao cliente
  • KPI de produção
  • KPI de gerenciamento de projetos

Conclusão

Um plano de marketing bem elaborado é fundamental para garantir que a empresa esteja focada em suas metas, saiba como posicionar seus produtos ou serviços no mercado e alcance seu público-alvo de maneira eficaz. Além disso, o plano de marketing pode ser revisado e ajustado regularmente à medida que as condições do mercado mudam ou novas oportunidades surgem.Espero que este guia de como fazer um plano de marketing ajude sua empresa a atingir os resultados que você tanto deseja. Bons planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *