jeferson-souza-vendas-whatsapp-robo
braip-hotmart-eduzz-afiliados
Tamanho de post para Instagram – Formato ideal de postagem

Afinal qual é o tamanho de post para Instagram ideal?

O tamanho de post no Instagram para:

  • Fotos quadradas é de 1080 px por 1080 px, na proporção 1:1;
  • Publicações verticais, a resolução deve ter 1080 px por 1350 px, na proporção 4:5;
  • Fotos em formato de paisagem devem seguir a proporção 16:9, com as dimensões 1080 px por 566 px.

Para cada tipo de publicação existe um tamanho ideal. Veja a seguir o tamanho de post para Instagram ideal para tipos diferentes de publicação. Confira:

1- Tamanho de publicação de feed para o Instagram

O feed é onde aparecem todas as publicações dos perfis que são seguidos ou alinhados ao seu interesse, basicamente, o feed do Instagram, é uma linha do tempo infinita onde os usuários conseguem ver as publicações de todas as páginas do seu interesse .

Uma publicação de imagens no feed do Instagram, pode ter 3 formatos: quadrado, retrato e paisagem.

  • Quadrado-  A proporção ideal para esse formato é de 1:1, e o tamanho de post para Instagram deve ter por volta de 1080 px X 1080 px.
  • Retrato- Para publicações em tamanho retrato (a vertical), a resolução deve ter 1080 px por 1350 px e sua proporção precisa ser de  4:5. 

Observação: É importante ressaltar que esse tamanho de post para Instagram é ideal para preencher toda a tela do smartphone do usuário, dessa maneira, as chances de ter mais engajamento com a publicação postada serão maiores.

  • Paisagem- As fotos em formato paisagem ( horizontais), costumam ter o tamanho de 1080 px X 566 px, uma proporção de 16:9. 

ObservaçãoEsse tamanho de post para Instagram é ideal para fotografias panorâmicas, é ideal para aquelas que passam uma sensação de amplitude por paisagens ou espaços grandes. 

2- Tamanho de Stories do Instagram

Stories são publicações que aparecem na parte superior da página do Instagram e ficam aparecendo por 24 horas. 

O tamanho de post para Instagram ideal nos Stories é de 1080 px X 1920 px, o que corresponde a uma proporção de 9:16.

O tempo de duração de um único Story é de 15 segundos, então é importante não adicionar muito texto, afinal já os usuários não vão conseguir ler tudo tão rápido.

3- Formato da capa dos destaques do Instagram

Destaques são pastas criadas para salvar os Stories e deixá-los fixados no perfil, onde você pode nomear e adicionar uma imagem de capa. 

A imagem de capa é quadrada, deve respeitar a proporção de 1:1.  O tamanho de post para Instagram  ideal para destaques é 1000 px X 1000 px. Porém, a plataforma corta as bordas da foto para encaixá-la no formato redondo, então mantenha as informações importantes no centro da imagem.

4-  Tamanho da foto do perfil

Para alcançar seus objetivos com o Instagram é imprescindível ter uma foto de perfil alinhada à sua identidade visual. Para poder preencher o espaço, o ideal é que o tamanho da foto seja 720 px X 720 px, a proporção é 1:1.

Esse tamanho é o  adequado para foto no perfil do Instagram, além de permitir visualizar a foto ele também garante a responsividade em aparelhos desktop.

“Mas e os vídeos? Qual é o tamanho de post para Instagram?”

Bom, você já deve saber que os usuários do Instagram costumam se engajar mais com conteúdos de vídeo, portanto é importante conhecer qual é o tamanho de post para Instagram ideal. Então veja a seguir alguns formatos ideais:

1- Formato de vídeo para feed de Instagram

Seguindo a lógica dos tamanhos das imagens no feed do Instagram, os vídeos também podem ter  tamanhos quadrado, retrato e paisagem: 

  • 1080 px X 1080 px;
  • 1080 px X 1350 px;
  • 1080 px X 566 px.

O ideal é priorizar os vídeos na horizontal e com menos de 4 GB. A duração do conteúdo em vídeo deve ser em torno de 60 segundos.

2- Tamanho de vídeo para Stories do Instagram

Os vídeos nos Stories do Instagram devem ter uma proporção de 1080 px X 1920 px para que o conteúdo ocupe toda a tela do celular do usuário. A duração dos vídeos são exibidos de 15 segundos, alguns usuários possuem duração de 60 segundos de vídeo nos stories. 

3- Tamanho de vídeo no Reels do Instagram

Os Reels do Instagram tem feito bastante sucesso atualmente e é um concorrente do Tik Tok. Para você que produz conteúdo no Instagram, a notícia é que as proporções são as mesmas que os vídeos dos Stories 1080 px X 1920 px, que corresponde a uma proporção de 9:16. E a duração dos vídeos do Reels podem ter até 30 segundos.

Tamanho de post em outras redes sociais

Agora que você já sabe qual o tamanho de post para Instagram, vou te mostrar os formatos de post de outras redes sociais. Veja a seguir: 

1- Facebook – Para postar no facebook, sem que sua imagem perca qualidade, é preciso seguir as medidas abaixo:

  • Post no feed: 1080 px X 1080 px, 1080 px X 608 px ou 1080 px X 1350 px;
  • Vídeo: 1920 px X 1080 px no formato paisagem ( horizontal);
  • Nas imagens de links a foto será cortada pela plataforma no tamanho 1200 px X 630 px;
  • Imagem do perfil: 180 px X 180px;
  • Carrossel: 1080 px X 1080 px;
  • Stories: 1080 px X 1920 px;
  • Imagem da capa de eventos: 1200 px X 628 px;
  • Imagem de capa do perfil ou fanpage: 828 px X 315 px no desktop e 640 px X 360 px em dispositivos móveis;
  • Imagem de capa do grupo: 1640 px X 856 px no desktop e 1640 px X 664 px em dispositivos móveis.

2- TikTok- O TikTok é uma rede social voltada para a criação de vídeos curtos, dublagens, duetos e reações. Os formatos ideais de posts no TikTok são:

  • Imagem do perfil: 200 px X 200 px;
  • Vídeo do feed: 1080 px X 1920 px, na proporção de 9:16.

É importante destacar que os vídeos no TikTok devem ter de 15 segundos até três minutos de duração e os formatos de arquivo aceitos pela plataforma são MP4 ou WebM, com resolução mínima de 540 pixels.

3- Pinterest- O Pinterest é uma plataforma visual, basicamente é um lugar onde os usuários vão para buscar imagens de referências para tudo que precisam, como por exemplo decoração de casa, moda, maquiagem, jardinagem, design, etc.

O tamanho de post no Pinterest deve ser:

  • Imagem do perfil: 720 px X 720px;
  • Capa das pastas: 200 px X 200 px;
  • Pins: 1000 px X 1500 px, na proporção de 2:3.

4- WhatsApp- O WhatsApp é o maior aplicativo de mensagens instantâneas no Brasil, sendo assim, muitas empresas investem na criação da conta comercial do WhatsApp para vender pelo app.

Pensando na criação de conteúdo, o tamanho das imagens deve ser o seguinte:

  • Imagem de perfil: 192 px X 192px;
  • Thumbnail na conversa: 600 px X 600px;
  • Imagem da capa para WhatsApp Business: 590 px X 340 px;
  • Imagem e vídeo no status: 1080 px X 1920 px.

Ainda é importante saber que o WhatsApp permite o envio de vídeos nos formatos 3GP e MPEG4. O tamanho máximo de vídeos permitido pela plataforma é de 16 MB, e os vídeos postados no status podem ter até 30 segundos.

5- LinkedIn- O LinkedIn é uma rede social empresarial que oferece várias oportunidades de trabalho, mas também serve para quem deseja atrair clientes.

Se você trabalha com produção de conteúdo para a rede social, você deve ficar atento aos seguintes formatos e medidas:

  • Imagem de perfil: 300 px X 300 px;
  • Imagem de capa: 1536 px X 768 px;
  • Imagem no feed: 1200 px X 1200 px;
  • Link e imagem: 1200 px X 627 px.

6- YouTube- YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo! Ele é uma ótima ferramenta para produzir conteúdos. Então é extremamente importante ter uma estratégia de marketing digital voltada para o YouTube.

Veja a seguir quais são os tamanhos de post mais usados no YouTube:

  • Imagem de perfil: 800 px X 800 px;
  • Capa do canal: 1546 px X 423 px.

É importante ficar atento à exibição desses arquivos em cada tipo de tela:

  • TV: 2560 px X 1440 px;
  • Computadores: 2560 px X 423 px;
  • Tablet: 1855 px X 423 px;
  • Smartphones: 1546 px X 423 px.

7- Twitter- Mesmo que o Twitter seja uma rede social voltada para o texto, a plataforma também admite postagens de imagens, vídeos e GIFs.

Veja, a seguir, quais os tamanhos ideais para posts no Twitter:

  • Imagem do perfil: 800 px po X 800 px;
  • Imagem de capa: 1500 px X 500 px, na proporção 3:1;
  • Imagem do feed: 1200 px X 1200 px, 1600 px X 900 px ou 800 px X 418 px.

É importante destacar que só serão aceitas imagens nos formatos PNG, GIF e JPEG. Em relação aos vídeos, os formatos ideais são MP4 ou MOV.

Conclusão

Mesmo que exista uma variedade redes sociais sejam e que todas possuam vários  formatos de imagens aceitos por elas, ainda sim é muito importante produzir conteúdos de qualidade, que sejam interessantes, bem feitos e alinhados ao interesse do seu público-alvo.

Não será possível engajar a audiência ou gerar vendas para o seu negócio se você não produzir conteúdo de valor.

E aí, já sabe todos os tamanhos de post no Instagram? Espero que este conteúdo tenha te ajudado a entender qual é o tamanho de post para Instagram mais adequado para o tipo de publicação que você deseja fazer.

Gostou desse post? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! Te espero na próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *