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Ticket Médio [Por que ele é tão importante?]

Sabia que o ticket médio pode te ajudar a melhorar seu planejamento e aumentar as suas vendas?

Neste artigo, você vai conhecer esse importante indicador de desempenho, vai aprender como calcular e como implementar essa estratégia em seu negócio, para aumentar seu faturamento.

Ao final da leitura você saberá exatamente o que fazer para aumentar o seu ticket médio gerar mais dinheiro para o seu negócio.

O que é Ticket Médio?

Ticket médio é o valor médio das vendas, durante um período específico.

É um importante indicador de desempenho, pois mostra o comportamento do seu cliente e como ele está satisfeito com o seu negócio.

Quanto mais alto for o ticket médio, mais os clientes estão gastando com o pedido. 

Isso porque, se o número de clientes continua o mesmo enquanto o ticket médio aumenta, significa que você não precisa gastar mais dinheiro para atrair clientes, pois os mesmos clientes compram mais de uma vez.

Por que o ticket médio é tão importante para o seu negócio? 

O Que é Ticket Médio?

O ticket médio fornece informações valiosas sobre o seu negócio para que você identifique quais são as ações que deve incluir no seu planejamento, para impulsionar seus resultados, aumentando as vendas.

É importante calcular o ticket médio do seu negócio para você poder fazer projeções futuras, analisar os resultados e identificar o quanto você precisa investir para ter o retorno que você deseja.

Como fazer a análise do ticket médio?

O ticket médio é um indicador que deve ser analisado com base no histórico que você construiu durante determinado período de tempo, que pode ser um dia, mês, estação ou até mesmo por ano.

A loja de roupas esportivas, por exemplo, pode fazer uma análise do ticket médio durante estações, para analisar quais ações podem ser implementadas para ter melhores resultados nas vendas, caso o período demonstre que o ticket médio diminuiu no inverno e aumentou no verão, quando as pessoas procuram se exercitar com mais frequência.

Análise de ticket médio é algo particular e, portanto, varia, de acordo com o nicho de mercado no qual a empresa está inserida, no preço do produto, entre outros fatores importantes. 

Por isso, para analisar o ticket médio do seu negócio, você precisa levar em consideração o seu histórico de vendas.

É através do histórico que você vai identificar qual é a situação do seu negócio, em quais períodos as vendas aumentam ou diminuem e quais ações você deve implementar no planejamento.

Aumentar o ticket médio é muito mais lucrativo para o seu negócio do que captar novos clientes, pois, vender para um cliente que já comprou de você e já conhece o seu negócio é bem mais fácil e mais barato do que investir na atração de novos clientes.

Afinal, Como Calcular o Ticket Médio ?

O cálculo do ticket médio é algo simples e pode ser feito de uma forma geral ou de apenas um produto ou serviço específico que você vende.

Para começar, você precisa saber o total do faturamento que você vai calcular e a quantidade de vendas que você fez naquele mesmo período.

Para que você consiga essas informações, é interessante criar um histórico e determinar um período, que pode ser mensal – o que eu indico muito.

Durante um período específico, que pode ser 30 dias, por exemplo, veja quantas vendas foram feitas e qual foi o faturamento total.

O cálculo é bem simples:

Ticket médio = Faturamento/Número de vendas (no mesmo período).

O mais indicado é fazer o cálculo do ticket médio todos os meses, para que você tenha um histórico para acompanhar melhor e identificar com clareza quais são os períodos que mais vende e em quais períodos as vendas caem.

Dessa forma, você consegue pensar em estratégias para aumentar as vendas.

Quando você cria o hábito de fazer o cálculo do ticket médio do seu negócio, você saberá o que fazer para mudar a situação e evitar os períodos de queda. 

Como Aumentar o Ticket Médio? 

Depois de entender o que é ticket médio, por que ele é importante para o seu negócio, como analisar e como calcular o seu, veja agora o que fazer para aumentá-lo.

Atraia o público certo

Atrair público qualificado, além de reduzir os gastos com marketing de atração, você aumenta a possibilidade de vender mais, em menos tempo.

Atrair o público certo significa oferecer o seu produto ou serviço para pessoas que já conhecem você e o seu trabalho ou que já buscam pela solução que você oferece.

Aplicar ações para atrair essas pessoas potencializa suas vendas, reduz os gastos e você tem muito mais chance de ser assertivo. 

Para isso, você precisa entregar conteúdo de valor para o seu público, ajudando a resolver algum problema ou entregando algo que ele deseja muito.

Isso vai depender do seu nicho de mercado e da sua persona.

Esteja presente nos canais em que o seu público está, seja nas redes sociais, no Youtube, no WhatsApp, no blog ou em qualquer outro canal.

Identifique onde o seu público está, qual formato de conteúdo ele mais consome e entregue exatamente o que ele quer, para atrair o público certo para o seu negócio. 

Aqui no blog, temos um conteúdo completo sobre o tema, para que você aprenda a identificar e atrair o público certo para o seu negócio. Basta clicar aqui e acessar.

Incentive as vendas, oferecendo frete grátis

O frete grátis é outra excelente forma de aumentar o ticket médio do seu negócio, pois, os clientes preferem adicionar outros itens ao carrinho e aumentar o valor mínimo da compra, do que pagar pelo frete.

Para que você não tenha prejuízo, entenda qual é a margem de lucro do seu produto e os preços que os Correios ou transportadora cobra, para que você saiba se realmente é viável oferecer o frete grátis.

Ofereça produtos complementares 

Um Order Bump aumente as chances do seu público adicionar mais produtos ao carrinho, oferecendo produtos que se complementam.

Se você vende uma cinta modeladora, ofereça também cápsulas de emagrecimento ou esteira para fazer exercícios físicos.

Assim, as chances de aumentar o ticket médio, oferecendo ao cliente um produto complementar são maiores.

Ofereça combos promocionais 

Outra forma de aumentar o ticket médio do seu negócio é oferecer descontos na compra de mais de um produto, no mesmo carrinho.

Ao oferecer um combo de produtos com um desconto imperdível, o cliente tende e não resistir àquela oferta, para não perder a oportunidade.

Ou seja, isso cria um senso de urgência, o que faz com que o cliente aja de forma emocional e acabe levando o combo de produtos que você está oferecendo, como um Upsell por exemplo.

Mesmo que o cliente não tenha intenção de levar mais que um produto, quando ele se depara com a oportunidade de levar um combo com um desconto tão bom, ele não pensa muito e age imediatamente.

Para que esta estratégia funcione melhor, procure inserir nesse combo produtos que se complementam.

Aproveite as datas especiais

Não é apenas o comércio físico que pode se beneficiar de datas comemorativas.  

Você também pode aproveitar as datas especiais do ano para impulsionar as vendas e aumentar o ticket médio do seu negócio. 

Dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, natal e até a Black Friday são datas importantes para quem trabalha com vendas.

Não importa se o produto ou serviço que você vende não possui relação direta com essas datas (como Páscoa e a venda de chocolates, por exemplo).

 Você pode aproveitar as datas especiais para fazer promoções e oferecer descontos imperdíveis, frete grátis, incluir bônus ou qualquer outro benefício, para conquistar o cliente e aumentar o ticket médio.

Ofereça uma excelente experiência ao cliente

Pesquisas apontam que a experiência do cliente será a principal prioridade dos negócios nos próximos cinco anos. 

Por isso, ofereça algo além de um produto ou bônus. Ofereça uma experiência incrível ao seu cliente. 

Assim, além de conquistar o cliente, fazendo a venda, você conquista também a fidelidade dele e o converte em divulgador da sua marca, sem que você precise investir mais nada.

Quando você oferece uma excelente experiência ao cliente, o ticket médio aumenta e você ainda conquista novos clientes.

Atendimento multicanal e comunicação personalizada também são itens essenciais para oferecer uma excelente experiência ao seu cliente. 

Conclusão

Aplique todas as estratégias que você conferiu aqui no artigo e aumente o ticket médio do seu negócio.

Lembre-se de oferecer canais de comunicação acessíveis para o seu cliente, entregar valor e oferecer uma experiência incrível.

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