jeferson-souza-vendas-whatsapp-robo
braip-hotmart-eduzz-afiliados
Prova Social: Faça Seus Clientes Venderem Por Você!

Você já reparou que nós ficamos mais inclinados a comprar algo quando é indicação de uma pessoa de confiança?

Isso acontece quando compramos um produto ou contratamos um serviço, como uma consulta médica ou um plano de internet, por exemplo.

Neste artigo, você vai aprender como fazer seus clientes te ajudarem a vender, sem que você precise pagar nada por isso, através do gatilho mental da prova social.

Ao final da leitura, você vai saber como e onde usar a prova social para aumentar as suas vendas.

O Que É O Gatilho Da Prova Social E Qual Sua Importância?

O Que É O Gatilho Da Prova Social E Qual Sua Importância?

O gatilho da prova social é uma estratégia de marketing utilizada para convencer as pessoas a fechar uma compra ou contratar um serviço.

Esse gatilho mental é uma forma de persuadir uma pessoa a tomar uma ação, influenciada pela opinião ou ação de outras.

Empresas e empreendedores utilizam a prova social para mostrar os benefícios que o produto ou serviço deles tem a oferecer para os clientes.

Também é usada para mostrar o diferencial no mercado, através da avaliação de clientes satisfeitos ou de uma pessoa muito influente no nicho de mercado.

As pessoas são influenciadas pela opinião de quem elas conhecem e confiam ou de pessoas que admiram e seguem nas redes sociais – os chamados influenciadores digitais. 

A mídia (TV, redes sociais, jornais, revistas, sites, blogs, etc…) influencia nosso modo de pensar e agir.

Por isso, as empresas utilizam o gatilho mental da prova social para influenciar os hábitos de consumo das pessoas.

O gatilho da prova social é muito importante dentro de uma estratégia de vendas, pois as pessoas costumam pesquisar no Google ou no Youtube, antes de comprar um produto ou contratar um serviço.

Se nessa pesquisa, elas encontram a avaliação de alguém que elas conhecem e confiam (seja uma pessoa famosa da TV ou um influenciador digital que elas seguem nas redes sociais), elas decidem pela compra.

Um exemplo disso é quando alguém vai comprar um celular novo.

Geralmente, a pessoa faz uma pesquisa antes, para saber a opinião de alguém que ela conhece e confia.

E esse alguém também pode ser dentro ou fora da internet, como um amigo ou algum familiar.

Qual A Importância Da Prova Social?

Até aqui, já deu para entender que o gatilho da prova social é muito importante para conseguir alavancar suas vendas.

Veja agora quais são os motivos para você incluir a prova social em sua estratégia de marketing.

Transparência: A prova social também é importante para demonstrar segurança na solução que você está oferecendo.

Aceitação: Este gatilho também vai aumentar a aceitação do seu produto ou serviço, principalmente por quem ainda não o conhece.

A partir da aceitação, você consegue criar um relacionamento de confiança com o potencial cliente, o que é um passo a mais para a realização da venda.

Inclua depoimentos e avaliações positivas em sua estratégia.

Autoridade: Quando você utiliza prova social de influenciadores e especialistas no assunto, você consegue aumentar a sua autoridade no seu nicho de mercado. 

Conversão: O gatilho da prova social aumenta a taxa de conversão, pois o potencial cliente está a ponto de comprar e precisa apenas de um empurrãozinho, que é dado através de depoimentos e avaliações de quem ele conhece e confia.

Não precisa investir: Você também se beneficia do gatilho da prova social em relação a investimento.

Com a prova social, você vai conseguir novos clientes, de forma orgânica.

Fatores Que Interferem Na Estratégia Da Prova Social

Mesmo que ninguém assuma, nossos hábitos de consumo são influenciados pela opinião de outras pessoas, sejam nossos familiares, amigos ou pessoas da tv e da internet.

Até mesmo quem possui hábitos minimalistas pode ser influenciado a comprar certo produto que promete diminuir a compra recorrente de outro.

Para que você entenda melhor, confira a seguir alguns fatores que interferem na estratégia da prova social.

Autoridade: Quanto mais conhecimento sobre o assunto e quanto mais influência a pessoa tiver, mais forte será o gatilho da prova social.

Por exemplo, no caso do treinamento Fórmula Negócio Online, você percebe que sou uma autoridade no nicho de Marketing Digital quando descobre que estou há mais de 17 anos atuando nesse mercado e que já são mais de 300 mil alunos impactados pela chance de começar um negócio na internet e ter liberdade financeira, através do que eu ensino nesse treinamento.

Escala: Número de clientes que avaliaram positivamente o produto ou serviço.

Similaridade: É a semelhança entre o cliente indeciso e o cliente que avaliou o produto ou serviço.

Ambiguidade: A experiência que a maior parte dos clientes compartilharam sobre o produto ou serviço.

Se a experiência da maioria for boa, o potencial cliente decide pela compra. Caso contrário, ele vai pesquisar outras soluções.

Atração: O público-alvo será atraído e convencido a comprar, de acordo com o grau de admiração e proximidade que ele tiver com a pessoa que avaliou a solução. 

Como E Onde Usar As Provas Sociais?

Como usar as provas sociais para vender mais

Existem locais estratégicos onde você pode usar as provas sociais. São como pontes que ligam você ao seu cliente em potencial.

Confira agora onde usar as provas sociais. 

Compartilhe Nas Redes Sociais

Compartilhe suas provas sociais em todas as redes sociais que você utiliza como canal de comunicação com seu público-alvo.

As pessoas acessam as redes sociais o tempo todo. Identifique em quais delas o seu potencial cliente está e divulgue as suas provas sociais, de forma estratégica.

Faça Parceria

Fazer parceria com influenciadores e especialistas no nicho de mercado que você atua é uma forma de usar a prova social a seu favor.

Pois, como já foi dito aqui, especialistas e influenciadores podem ajudar a impactar as suas conversões.

Faça Remarketing

Aproveite as provas sociais para fazer remarketing.

Essa é uma estratégia na qual você tenta conquistar o mesmo potencial cliente, pela segunda vez.

É aquele cliente que foi exposto à sua campanha, mas não comprou o seu produto ou serviço.

Utilizando as provas sociais para tentar alcançar esse mesmo cliente, as chances de você conseguir fechar a venda aumentam muito.

Como Conseguir Provas Sociais Para O Seu Produto Ou Serviço?

Como Conseguir Provas Sociais Para O Seu Produto Ou Serviço?

Para conseguir provas sociais e usar esse poderoso gatilho mental em sua comunicação para aumentar as suas conversões, basta seguir essas dicas:

1. Estimule Os Depoimentos

Incentive clientes a deixar um depoimento relacionado ao produto ou serviço que comprou de você.

Ofereça algum benefício em troca, para os melhores depoimentos.

Envie pesquisas para os clientes e peça para que eles respondam no formato que você determinar:

  • Texto
  • Áudio
  • Vídeo, etc.

2. Faça As Perguntas Certas

Crie uma lista de perguntas que estimulem o cliente a falar sobre a transformação que o seu produto ou serviço causou na vida dele.

3. Mostre Números

Além de ser uma prova social, os números também fazem parte do gatilho mental da autoridade.

Quando eu mostro que o meu treinamento Fórmula Negócio Online já impactou a vida de mais de 300 mil alunos, eu mostro que entendo do assunto e que eu ofereço uma solução que realmente funciona.

4. Compartilhe prova reais

É muito importante utilizar prova sociais reais, para que as pessoas percebam que você é honesto e, dessa forma, confiem em você, para mais tarde serem convertidas em clientes.

Alguns empreendedores caem no erro de utilizar provas sociais fabricadas. Essa estratégia não funciona e a pessoa corre o risco de perder toda a credibilidade que construiu no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *