Ferramentas de Palavras-Chave: Como Encontrar Palavras que Ranqueiam
Você precisa entender o que o usuário está buscando quando digita uma palavra no Google.
Mas é um grande erro achar que basta repetir a palavra-chave diversas vezes durante o artigo e achar que vai ranquear.
É necessário saber usar as palavras-chave de maneira correta, para conseguir gerar muito tráfego para o seu blog, aumentando as chances de alcançar a primeira posição nas pesquisas.
O que são Palavras-chave
As palavras-chave são o principal meio para realizar uma pesquisa para encontrar um texto nos sites de buscas.
As palavras-chave também podem ser compostas (chamadas de palavras-chave de cauda longa).
As palavras-chave facilitam a busca por uma resposta que o usuário deseja encontrar em algum site, através do Google ou de outro mecanismo de busca.
Uma estratégia de marketing digital bem elaborada, sempre leva em conta o que as pessoas estão pesquisando.
Pois mostra o interesse delas por um determinado assunto.
Quando o usuário digita uma frase ou uma única palavra no Google, com a finalidade de encontrar uma resposta para a sua dúvida ou uma solução para o seu problema, são as palavras-chaves que irão apontar as melhores respostas, que serão exibidas.
O usuário não precisa digitar uma frase completa para que o Google mostre as melhores respostas para ele.
Basta a palavra-chave principal ou algumas palavras soltas para que o usuário encontre o que procura.
Mas, as palavras-chaves não servem apenas para os usuários, elas também servem para os blogs e sites que desejam ser encontrados pelos usuários como a melhor resposta.
Quando um site ou blog utiliza uma palavra-chave adequada para o assunto escrito no texto, o Google reconhece que aquele conteúdo fala exatamente sobre o que o usuário está buscando, através do termo pesquisado.
Portanto, se você souber escolher a palavra-chave ideal para o seu conteúdo, ele será exibido como a melhor resposta para o usuário que pesquisou aquele termo no Google.
O ideal é escrever o texto utilizando as palavras-chave durante todo o conteúdo, de maneira natural, sem forçar, lembrando que, apesar de querer “agradar” o Google, você está escrevendo para pessoas.
Pois é através do uso correto desses termos que o usuário vai encontrar o seu conteúdo como solução para o problema que ele deseja resolver, através de uma pesquisa no Google.
Como Escolher Palavras-chave
A seguir você vai descobrir como escolher as melhores palavras-chave.
Para escolher as melhores palavras-chave para serem usadas em seu texto e, com isso, posicionar o seu conteúdo na primeira posição do Google, é necessário que você leve em consideração alguns fatores muito importantes, que são:
- Público-Alvo;
- Objetivo;
- Análise de concorrência;
- Volume de busca;
- Head tail e long tail;
- Dificuldade de ranqueamento;
- Intenção de compra da palavra-chave;
- CPC;
- Competição.
Público-Alvo (Persona)
Assim como é importante definir a persona para quem o seu conteúdo será direcionado, também é essencial que as palavras-chave estejam adequadas à persona, às necessidades e interesses dela.
Produzir um conteúdo direcionado a um público-alvo, utilizando as palavras-chave mais adequadas vai fazer com que ele apareça para os usuários nas primeiras posições dos resultados de busca.
Objetivo
Outra dica de como escolher as palavras-chave ideais para usar em seu texto é lembrando de qual é o objetivo do conteúdo.
Se o seu conteúdo tiver, como objetivo, ensinar como gravar um vídeo, as palavras-chave que você deve usar devem estar relacionadas com esse tema.
Dessa forma, quando o usuário digita as palavras-chave que você utilizou no decorrer do seu conteúdo, ele vai encontrá-lo como resposta.
Análise de concorrência
Outra forma de saber como escolher as melhores palavras-chave para o seu conteúdo é analisando os seus concorrentes.
Você precisa identificar quais são as palavras-chave utilizadas pelos concorrentes do seu nicho e trabalhar o seu conteúdo para que ele supere a concorrência nas posições do Google.
Outra forma de analisar a concorrência, a fim de superá-la, é através do monitoramento dos seus resultados orgânicos nos mecanismos de busca, nas redes sociais…
Ferramentas como o SEMrush e Ubbersugest são capazes de te ajudar com essa análise, de maneira bem fácil e rápida.
Volume de busca
Volume de busca é o número de vezes que uma palavra-chave é digitada para realizar uma pesquisa nos mecanismos de busca.
Para descobrir o volume de buscas das palavras-chave relacionadas ao seu nicho de mercado e identificar qual a melhor para você usar em seu conteúdo, você pode utilizar ferramentas específicas.
Você vai poder conferir 7 ferramentas para palavras-chave mais adiante, ainda neste artigo.
Head tail e long tail
As head tail e long tail são dois diferentes tipos de palavras-chave.
Para saber como usá-las, de maneira correta, em seus textos, é necessário conhecer as características de cada uma delas.
Head tail
Head tail é a palavra-chave de cauda curta, pois geralmente é formada por apenas 1 ou 2 palavras para resumir todo o tema.
Essas palavras-chave devem resumir o que a sua marca representa, para que, quando os termos utilizados em seu conteúdo forem digitados nos mecanismos de buscas, a sua marca apareça como resposta.
O objetivo principal das palavras-chave de cauda curta é resumir o conteúdo que está sendo pesquisado.
As principais características das palavras-chaves de cauda curda são:
- Assunto mais generalizado;
- Público mais abrangente;
- Maior volume de busca (por serem mais simples de pesquisar);
- Maior concorrência;
- Maior dificuldade para ranquear.
Exemplo de palavra-chave de cauda curta:
- Gravar vídeos.
Long tail
Long tail á a palavra-chave de cauda longa, pois ela é formada por mais de 2 palavras.
As palavras-chave de cauda longa são bem mais específicas e são distribuídas ao longo do conteúdo para que quando o usuário realize uma pesquisa através de uma frase completa, ele encontre o seu conteúdo como a resposta mais específica.
As principais características das palavras-chaves de cauda longa são:
- Assunto mais específico;
- Público bem menor;
- Menor volume de busca (por ser mais específico);
- Menor concorrência;
- Menor dificuldade para ranquear.
Exemplos de palavra-chave de cauda longa:
- Como gravar vídeos;
- Como gravar vídeos em casa;
- Como gravar vídeos com o celular…
Dificuldade de ranqueamento
A dificuldade que alguns empreendedores enfrentam para ranquear o seu conteúdo no Google está diretamente relacionada ao uso das palavras-chave erradas, mesmo utilizando as ferramentas certas.
Geralmente, o erro mais comum é o uso de palavras-chave com um alto volume de busca e, por isso, muito concorrida.
Usar palavras-chave muito concorridas dificulta o ranqueamento, principalmente para quem está apenas começando.
Em geral, isso acontece porque os produtores de conteúdo não estão trabalhando com o SEO (Search Engine Optimization).
A solução seria começar a produzir conteúdo utilizando palavras-chave menos concorridas e, aos poucos, passar a utilizar as palavras-chave de volume de busca maior.
Intenção de compra da palavra-chave
De nada serve atrair um grande volume de tráfego para o seu blog, se não existir conversão.
Não invista muito dinheiro em palavras-chave que apenas atraia visitantes, mas que não está gerando clientes, pois isso seria um desperdício.
O ideal é que você invista mais em palavras-chave que não atraia tanto tráfego, mas que sejam capazes de converter visitantes em clientes.
Dessa forma, é mais fácil converter e fidelizar clientes, pois apesar de o volume de busca ser menor, a concorrência também é menor, o que é um fator positivo para um negócio.
CPC
CPC significa Custo Por Clique. Como o próprio nome já diz, ele é o valor cobrado por cada clique feito em seu anúncio.
A grande vantagem do CPC é que você será cobrado somente pelos cliques, ou seja, você pode alcançar um grande volume de tráfego através dos seus anúncios, mas, se somente uma pessoa clicar, você só pagará o valor de um único clique.
E, quanto menor for o CPC, menos dinheiro você pagará.
Há 2 tipos de CPC:
- CPC Real;
- CPC Máximo.
CPC Real é um valor real que você paga por cada clique.
Esse valor real por cada clique pode variar, dependendo de alguns fatores, como o volume de buscas, por exemplo.
Mas, você pode ajustar o valor a ser pago por cada clique, para que eles fiquem com um valor fixo.
CPC Máximo é o valor máximo que você pode determinar para pagar por cada clique.
Concorrência
O marketing de conteúdo possui grande concorrência e isso é um ponto muito importante na hora de escolher as palavras-chave.
Se você procurar conhecer a sua concorrência, realizar pesquisas para identificar as palavras-chave que ela está usando para estar nas primeiras posições do Google, vai descobrir o caminho das pedras.
Analisar a concorrência será mais um passo em direção à primeira posição nos resultados de buscas.
As 7 melhores ferramentas de palavras-chave
Existem muitas ferramentas que foram criadas com o objetivo de ajudar você a encontrar palavras-chaves.
Por isso, se mesmo com as dicas anteriores, você ainda tiver dificuldade para encontrar as melhores palavras-chave para o seu texto, você pode lançar mão dessas excelentes ferramentas.
Então, eu recomendo o uso de ferramentas que irão te ajudar a escolher as palavras-chave mais adequadas para o seu conteúdo.
Essas 7 ferramentas de palavras-chave podem te ajudar a se posicionar na primeira página do Google e ser encontrado por milhares de pessoas.
1 – Planejador de Palavras-Chave do Google
O Planejador de Palavras-Chave do Google é uma ferramenta gratuita do Google Ads.
Essa ferramenta pode ser utilizada tanto por quem já tem experiência na área, quanto por quem ainda está começando.
É uma ferramenta que oferece sugestões de outras palavras-chave relacionadas àquela que foi pesquisada.
Ela também oferece grupos de anúncios, mostra listas com palavras-chave relevantes e o desempenho dessa lista e ajuda você a escolher os lances e orçamentos competitivos para você usar em suas ações.
2 – Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta que vai te ajudar a identificar quais são os assuntos que os usuários estão pesquisando no mundo todo.
Quando um usuário pesquisa por uma palavra-chave específica, o Google Trends cria um mapa para mostrar o crescimento do interesse por essa palavra-chave, com o passar do tempo.
Além de mapear o crescimento do interesse dos usuários por determinadas palavras-chave, essa ferramenta ainda mostra as pesquisas relacionadas ao mesmo tema.
Outra vantagem que o Google Trends oferece para você é a de mostrar resultados mais específicos, como:
- Período de tempo;
- Categorias;
- Localização geográfica;
- Locais em que foi feita a busca.
Com a ferramenta Google Trends, você também tem a opção de fazer comparação de assuntos.
O Google Trends mostra quais são as palavras-chave que geram mais buscas e, por esse motivo, certamente será uma boa escolha para o seu conteúdo.
3 – Ubbersugest
O Ubbersugest é uma das mais eficientes ferramentas de pesquisa de palavras-chave.
Essa ferramenta mostra os resultados sem precisar estar logado, o que é um ponto positivo.
Mesmo sendo uma ferramenta mais voltada para a pesquisa de palavras-chave, ela também é bastante utilizada para descobrir nichos de mercado, sugestões de palavras-chave do Google e fazer uma análise dessas palavras-chave.
A ferramenta também mostra as tendências de busca, posicionamento dos resultados e preço por lances.
Apesar de o Ubbersugest não fornecer os números, a ferramenta fornece uma lista em ordem alfabética, com sugestões e suas variações.
Além disso, essa ferramenta gera algumas orientações para que você crie um conteúdo mais fácil de ranquear.
4 – SemRush
O SemRush é uma ferramenta de palavras-chave que traz informações relevantes sobre o termo que o usuário pesquisou.
Além disso, ela te ajuda a identificar quais são os sites que aparecem nos resultados das pesquisas do Google, de acordo com as palavras-chave que você escolheu usar em seu conteúdo.
A ferramenta também filtra os resultados da busca por palavras-chave em categorias e ainda mostra os termos relacionados.
Ela também aponta quem são os principais concorrentes e quais sãos as palavras-chave que gera mais tráfego para os sites desses concorrentes.
Outra função do SEMrush é a de possibilitar que você saiba em quais palavras-chave a sua concorrência está investindo, no Google Ads, além de saber também qual o valor investido e qual é o volume de tráfego que os concorrentes estão conquistando, nos resultados pagos e orgânicos.
5 – Keyword Tool
A keyword tool é uma ferramenta que gera sugestões de palavras-chave em ordem alfabética, em forma de frases, com palavras antes e depois das palavras-chaves que foram pesquisadas.
Essa é uma ferramenta que funciona em 83 idiomas e oferece 750 sugestões de palavras-chave em uma pesquisa.
É uma ferramenta simples de ser usada e não possui anúncios.
Além disso, a pesquisa é feita de maneira bem simples e rápida, principalmente para pesquisas de palavras-chaves de cauda longa.
6 – WordStream
O WordStream é uma das ferramentas de palavras-chave mais utilizadas.
De acordo com a própria ferramenta, ela recebe mais de um trilhão de pesquisas orgânicas, feitas por usuários que utilizam a ferramenta até 30 vezes por dia.
A ferramenta WordStream mostra, em seus resultados, palavras-chaves de cauda longa bem mais abrangentes do que o Planejador de Palavras-Chave do Google.
Mas, essa ferramenta não é totalmente gratuita.
Se o usuário quiser obter informações sobre métricas importantes como volume de pesquisa de um termo específico e informações sobre os seus concorrentes, ele terá que utilizar a versão paga da ferramenta.
7 – Moz
A Moz é uma das maiores empresas especializadas em SEO (Search Engine Optimization).
Essa empresa possui uma ferramenta de SEO bastante completa, chamada KWE (Keyword Explorer), que define palavras-chave.
O uso dessa ferramenta vai te ajudar a identificar as melhores palavras-chave, filtrando e priorizando aquelas que são mais importantes e mostra isso através de dados numéricos.
Outra função da ferramenta é mostrar métricas importantes para você trabalhar o SEO do seu conteúdo.
Essa ferramenta se destaca das demais porque mostra quantas vezes a palavra-chave da pesquisa foi mencionada em textos publicados recentemente.
Dessa forma, será possível obter informações importantes, como, por exemplo, saber o que as pessoas estão falando sobre o assunto relacionado à palavra-chave que você vai usar, te dando a possibilidade de produzir um conteúdo que supere o dos seus concorrentes.
Palavras-chave como estratégia de SEO
Veja agora como usar as palavras-chave para sua estratégia de SEO.
As palavras-chave são ótimas para serem usadas como estratégia de SEO (Search Engine Optimization), principalmente quando é feito um planejamento, em que é definida a melhor palavra-chave para ser usada no decorrer daquele conteúdo.
Esse planejamento envolve fatores como:
- Meta descrição;
- URL;
- SEO title;
- Title tag.
Meta descrição
A meta descrição é rápida descrição do seu texto, que aparece para os mecanismos do Google.
Ela fica localizada abaixo do título e aparece na cor azul, nos resultados de busca do Google.
É um tipo de resumo do conteúdo que você produziu, mas ela precisa ser criada de maneira que desperte a curiosidade do usuário, para que ele queira clicar para saber mais.
Para conseguir otimizar a sua meta descrição, o uso de palavras-chave é imprescindível.
URL
Para utilizar as palavras-chave como estratégia de SEO na URL do seu blog ou site, a URL precisa ter a palavra-chave.
Além disso, a URL também deve ser amigável, proporcionando uma melhor experiência do usuário.
E você consegue isso através de um endereço simples e que deixe claro do que o site ou blog se trata.
SEO title
A palavra-chave também deve estar no SEO title, que é aquele título que aparece nos resultados de busca do Google.
O SEO title também aparece como título nos compartilhamentos que os usuários fazem do seu conteúdo, nas redes sociais.
Title tag
O title tag é o título interno do seu conteúdo.
Para otimizar o title tag para SEO, utilizando a palavra-chave, ela deve estar presente nele.
Enquanto o SEO title tem, como objetivo, conduzir o leitor para dentro do site ou blog, deixando a página de busca, o objetivo do title tag é manter o usuário dentro do site, com a finalidade de que ele leia todo o seu conteúdo.