Ferramentas de Palavras-Chave: Como Encontrar Palavras que Ranqueiam

Você precisa entender o que o usuário está buscando quando digita uma palavra no Google.

Mas é um grande erro achar que basta repetir a palavra-chave diversas vezes durante o artigo e achar que vai ranquear.

É necessário saber usar as palavras-chave de maneira correta, para conseguir gerar muito tráfego para o seu blog, aumentando as chances de alcançar a primeira posição nas pesquisas.

O que são Palavras-chave

palavras-chave

As palavras-chave são o principal meio para realizar uma pesquisa para encontrar um texto nos sites de buscas.

As palavras-chave também podem ser compostas (chamadas de palavras-chave de cauda longa).

As palavras-chave facilitam a busca por uma resposta que o usuário deseja encontrar em algum site, através do Google ou de outro mecanismo de busca.

Uma estratégia de marketing digital bem elaborada, sempre leva em conta o que as pessoas estão pesquisando.

Pois mostra o interesse delas por um determinado assunto.

Quando o usuário digita uma frase ou uma única palavra no Google, com a finalidade de encontrar uma resposta para a sua dúvida ou uma solução para o seu problema, são as palavras-chaves que irão apontar as melhores respostas, que serão exibidas.

O usuário não precisa digitar uma frase completa para que o Google mostre as melhores respostas para ele.

Basta a palavra-chave principal ou algumas palavras soltas para que o usuário encontre o que procura.

Mas, as palavras-chaves não servem apenas para os usuários, elas também servem para os blogs e sites que desejam ser encontrados pelos usuários como a melhor resposta.

Quando um site ou blog utiliza uma palavra-chave adequada para o assunto escrito no texto, o Google reconhece que aquele conteúdo fala exatamente sobre o que o usuário está buscando, através do termo pesquisado.

Portanto, se você souber escolher a palavra-chave ideal para o seu conteúdo, ele será exibido como a melhor resposta para o usuário que pesquisou aquele termo no Google.

O ideal é escrever o texto utilizando as palavras-chave durante todo o conteúdo, de maneira natural, sem forçar, lembrando que, apesar de querer “agradar” o Google, você está escrevendo para pessoas.

Pois é através do uso correto desses termos que o usuário vai encontrar o seu conteúdo como solução para o problema que ele deseja resolver, através de uma pesquisa no Google.

Como Escolher Palavras-chave

A seguir você vai descobrir como escolher as melhores palavras-chave.

Para escolher as melhores palavras-chave para serem usadas em seu texto e, com isso, posicionar o seu conteúdo na primeira posição do Google, é necessário que você leve em consideração alguns fatores muito importantes, que são:

  • Público-Alvo;
  • Objetivo;
  • Análise de concorrência;
  • Volume de busca;
  • Head tail e long tail;
  • Dificuldade de ranqueamento;
  • Intenção de compra da palavra-chave;
  • CPC;
  • Competição.

Público-Alvo (Persona)

Assim como é importante definir a persona para quem o seu conteúdo será direcionado, também é essencial que as palavras-chave estejam adequadas à persona, às necessidades e interesses dela.

Produzir um conteúdo direcionado a um público-alvo, utilizando as palavras-chave mais adequadas vai fazer com que ele apareça para os usuários nas primeiras posições dos resultados de busca.

Objetivo

Outra dica de como escolher as palavras-chave ideais para usar em seu texto é lembrando de qual é o objetivo do conteúdo.

Se o seu conteúdo tiver, como objetivo, ensinar como gravar um vídeo, as palavras-chave que você deve usar devem estar relacionadas com esse tema.

Dessa forma, quando o usuário digita as palavras-chave que você utilizou no decorrer do seu conteúdo, ele vai encontrá-lo como resposta.

Análise de concorrência

Outra forma de saber como escolher as melhores palavras-chave para o seu conteúdo é analisando os seus concorrentes.

Você precisa identificar quais são as palavras-chave utilizadas pelos concorrentes do seu nicho e trabalhar o seu conteúdo para que ele supere a concorrência nas posições do Google.

Outra forma de analisar a concorrência, a fim de superá-la, é através do monitoramento dos seus resultados orgânicos nos mecanismos de busca, nas redes sociais…

Ferramentas como o SEMrush e Ubbersugest são capazes de te ajudar com essa análise, de maneira bem fácil e rápida.

Volume de busca

Volume de busca é o número de vezes que uma palavra-chave é digitada para realizar uma pesquisa nos mecanismos de busca.

Para descobrir o volume de buscas das palavras-chave relacionadas ao seu nicho de mercado e identificar qual a melhor para você usar em seu conteúdo, você pode utilizar ferramentas específicas.

Você vai poder conferir 7 ferramentas para palavras-chave mais adiante, ainda neste artigo.

Head tail e long tail

As head tail e long tail são dois diferentes tipos de palavras-chave.

Para saber como usá-las, de maneira correta, em seus textos, é necessário conhecer as características de cada uma delas.

Head tail

Head tail é a palavra-chave de cauda curta, pois geralmente é formada por apenas 1 ou 2 palavras para resumir todo o tema.

Essas palavras-chave devem resumir o que a sua marca representa, para que, quando os termos utilizados em seu conteúdo forem digitados nos mecanismos de buscas, a sua marca apareça como resposta.

O objetivo principal das palavras-chave de cauda curta é resumir o conteúdo que está sendo pesquisado.

As principais características das palavras-chaves de cauda curda são:

  1. Assunto mais generalizado;
  2. Público mais abrangente;
  3. Maior volume de busca (por serem mais simples de pesquisar);
  4. Maior concorrência;
  5. Maior dificuldade para ranquear.

Exemplo de palavra-chave de cauda curta:

  • Gravar vídeos.

Long tail

Long tail á a palavra-chave de cauda longa, pois ela é formada por mais de 2 palavras.

As palavras-chave de cauda longa são bem mais específicas e são distribuídas ao longo do conteúdo para que quando o usuário realize uma pesquisa através de uma frase completa, ele encontre o seu conteúdo como a resposta mais específica.

As principais características das palavras-chaves de cauda longa são:

  1. Assunto mais específico;
  2. Público bem menor;
  3. Menor volume de busca (por ser mais específico);
  4. Menor concorrência;
  5. Menor dificuldade para ranquear.

Exemplos de palavra-chave de cauda longa:

  • Como gravar vídeos;
  • Como gravar vídeos em casa;
  • Como gravar vídeos com o celular…

Dificuldade de ranqueamento

A dificuldade que alguns empreendedores enfrentam para ranquear o seu conteúdo no Google está diretamente relacionada ao uso das palavras-chave erradas, mesmo utilizando as ferramentas certas.

Geralmente, o erro mais comum é o uso de palavras-chave com um alto volume de busca e, por isso, muito concorrida.

Usar palavras-chave muito concorridas dificulta o ranqueamento, principalmente para quem está apenas começando.

Em geral, isso acontece porque os produtores de conteúdo não estão trabalhando com o SEO (Search Engine Optimization).

A solução seria começar a produzir conteúdo utilizando palavras-chave menos concorridas e, aos poucos, passar a utilizar as palavras-chave de volume de busca maior.

Intenção de compra da palavra-chave

De nada serve atrair um grande volume de tráfego para o seu blog, se não existir conversão.

Não invista muito dinheiro em palavras-chave que apenas atraia visitantes, mas que não está gerando clientes, pois isso seria um desperdício.

O ideal é que você invista mais em palavras-chave que não atraia tanto tráfego, mas que sejam capazes de converter visitantes em clientes.

Dessa forma, é mais fácil converter e fidelizar clientes, pois apesar de o volume de busca ser menor, a concorrência também é menor, o que é um fator positivo para um negócio.

CPC

CPC significa Custo Por Clique. Como o próprio nome já diz, ele é o valor cobrado por cada clique feito em seu anúncio.

A grande vantagem do CPC é que você será cobrado somente pelos cliques, ou seja, você pode alcançar um grande volume de tráfego através dos seus anúncios, mas, se somente uma pessoa clicar, você só pagará o valor de um único clique. 

E, quanto menor for o CPC, menos dinheiro você pagará.

Há 2 tipos de CPC:

  1. CPC Real;
  2. CPC Máximo.

CPC Real é um valor real que você paga por cada clique.

Esse valor real por cada clique pode variar, dependendo de alguns fatores, como o volume de buscas, por exemplo.

Mas, você pode ajustar o valor a ser pago por cada clique, para que eles fiquem com um valor fixo.

CPC Máximo é o valor máximo que você pode determinar para pagar por cada clique.

Concorrência

O marketing de conteúdo possui grande concorrência e isso é um ponto muito importante na hora de escolher as palavras-chave.

Se você procurar conhecer a sua concorrência, realizar pesquisas para identificar as palavras-chave que ela está usando para estar nas primeiras posições do Google, vai descobrir o caminho das pedras.

Analisar a concorrência será mais um passo em direção à primeira posição nos resultados de buscas.

As 7 melhores ferramentas de palavras-chave

Existem muitas ferramentas que foram criadas com o objetivo de ajudar você a encontrar palavras-chaves.

Por isso, se mesmo com as dicas anteriores, você ainda tiver dificuldade para encontrar as melhores palavras-chave para o seu texto, você pode lançar mão dessas excelentes ferramentas.

Então, eu recomendo o uso de ferramentas que irão te ajudar a escolher as palavras-chave mais adequadas para o seu conteúdo.

Essas 7 ferramentas de palavras-chave podem te ajudar a se posicionar na primeira página do Google e ser encontrado por milhares de pessoas.

Ferramentas de Palavras-Chave

1 – Planejador de Palavras-Chave do Google

Planejador de Palavras-Chave do Google é uma ferramenta gratuita do Google Ads.

Essa ferramenta pode ser utilizada tanto por quem já tem experiência na área, quanto por quem ainda está começando.

É uma ferramenta que oferece sugestões de outras palavras-chave relacionadas àquela que foi pesquisada.

Ela também oferece grupos de anúncios, mostra listas com palavras-chave relevantes e o desempenho dessa lista e ajuda você a escolher os lances e orçamentos competitivos para você usar em suas ações.

2 – Google Trends

Google Trends é uma ferramenta que vai te ajudar a identificar quais são os assuntos que os usuários estão pesquisando no mundo todo.

Quando um usuário pesquisa por uma palavra-chave específica, o Google Trends cria um mapa para mostrar o crescimento do interesse por essa palavra-chave, com o passar do tempo.

Além de mapear o crescimento do interesse dos usuários por determinadas palavras-chave, essa ferramenta ainda mostra as pesquisas relacionadas ao mesmo tema.

Outra vantagem que o Google Trends oferece para você é a de mostrar resultados mais específicos, como:

  • Período de tempo;
  • Categorias;
  • Localização geográfica;
  • Locais em que foi feita a busca.

Com a ferramenta Google Trends, você também tem a opção de fazer comparação de assuntos.

O Google Trends mostra quais são as palavras-chave que geram mais buscas e, por esse motivo, certamente será uma boa escolha para o seu conteúdo.

3 – Ubbersugest

Ubbersugest é uma das mais eficientes ferramentas de pesquisa de palavras-chave.

Essa ferramenta mostra os resultados sem precisar estar logado, o que é um ponto positivo.

Mesmo sendo uma ferramenta mais voltada para a pesquisa de palavras-chave, ela também é bastante utilizada para descobrir nichos de mercado, sugestões de palavras-chave do Google e fazer uma análise dessas palavras-chave.

A ferramenta também mostra as tendências de busca, posicionamento dos resultados e preço por lances.

Apesar de o Ubbersugest não fornecer os números, a ferramenta fornece uma lista em ordem alfabética, com sugestões e suas variações.

Além disso, essa ferramenta gera algumas orientações para que você crie um conteúdo mais fácil de ranquear.

4 – SemRush

SemRush é uma ferramenta de palavras-chave que traz informações relevantes sobre o termo que o usuário pesquisou.

Além disso, ela te ajuda a identificar quais são os sites que aparecem nos resultados das pesquisas do Google, de acordo com as palavras-chave que você escolheu usar em seu conteúdo.

A ferramenta também filtra os resultados da busca por palavras-chave em categorias e ainda mostra os termos relacionados.

Ela também aponta quem são os principais concorrentes e quais sãos as palavras-chave que gera mais tráfego para os sites desses concorrentes.

Outra função do SEMrush é a de possibilitar que você saiba em quais palavras-chave a sua concorrência está investindo, no Google Ads, além de saber também qual o valor investido e qual é o volume de tráfego que os concorrentes estão conquistando, nos resultados pagos e orgânicos.

5 –  Keyword Tool

keyword tool é uma ferramenta que gera sugestões de palavras-chave em ordem alfabética, em forma de frases, com palavras antes e depois das palavras-chaves que foram pesquisadas.

Essa é uma ferramenta que funciona em 83 idiomas e oferece 750 sugestões de palavras-chave em uma pesquisa.

É uma ferramenta simples de ser usada e não possui anúncios.

Além disso, a pesquisa é feita de maneira bem simples e rápida, principalmente para pesquisas de palavras-chaves de cauda longa.

6 – WordStream

WordStream é uma das ferramentas de palavras-chave mais utilizadas.

De acordo com a própria ferramenta, ela recebe mais de um trilhão de pesquisas orgânicas, feitas por usuários que utilizam a ferramenta até 30 vezes por dia.

A ferramenta WordStream mostra, em seus resultados, palavras-chaves de cauda longa bem mais abrangentes do que o Planejador de Palavras-Chave do Google.

Mas, essa ferramenta não é totalmente gratuita.

Se o usuário quiser obter informações sobre métricas importantes como volume de pesquisa de um termo específico e informações sobre os seus concorrentes, ele terá que utilizar a versão paga da ferramenta.

 7 – Moz

Moz é uma das maiores empresas especializadas em SEO (Search Engine Optimization).

Essa empresa possui uma ferramenta de SEO bastante completa, chamada KWE (Keyword Explorer), que define palavras-chave.

O uso dessa ferramenta vai te ajudar a identificar as melhores palavras-chave, filtrando e priorizando aquelas que são mais importantes e mostra isso através de dados numéricos.

Outra função da ferramenta é mostrar métricas importantes para você trabalhar o SEO do seu conteúdo.

Essa ferramenta se destaca das demais porque mostra quantas vezes a palavra-chave da pesquisa foi mencionada em textos publicados recentemente.

Dessa forma, será possível obter informações importantes, como, por exemplo, saber o que as pessoas estão falando sobre o assunto relacionado à palavra-chave que você vai usar, te dando a possibilidade de produzir um conteúdo que supere o dos seus concorrentes.

7 Melhores Ferramentas de Palavra-chave

Palavras-chave como estratégia de SEO

Veja agora como usar as palavras-chave para sua estratégia de SEO.

As palavras-chave são ótimas para serem usadas como estratégia de SEO (Search Engine Optimization), principalmente quando é feito um planejamento, em que é definida a melhor palavra-chave para ser usada no decorrer daquele conteúdo.

Palavras-chave como estratégia de SEO

Esse planejamento envolve fatores como:

  • Meta descrição;
  • URL;
  • SEO title;
  • Title tag.

Meta descrição

A meta descrição é rápida descrição do seu texto, que aparece para os mecanismos do Google.

Ela fica localizada abaixo do título e aparece na cor azul, nos resultados de busca do Google.

É um tipo de resumo do conteúdo que você produziu, mas ela precisa ser criada de maneira que desperte a curiosidade do usuário, para que ele queira clicar para saber mais.

Para conseguir otimizar a sua meta descrição, o uso de palavras-chave é imprescindível.

URL

Para utilizar as palavras-chave como estratégia de SEO na URL do seu blog ou site, a URL precisa ter a palavra-chave.

Além disso, a URL também deve ser amigável, proporcionando uma melhor experiência do usuário.

E você consegue isso através de um endereço simples e que deixe claro do que o site ou blog se trata.

SEO title

A palavra-chave também deve estar no SEO title, que é aquele título que aparece nos resultados de busca do Google.

O SEO title também aparece como título nos compartilhamentos que os usuários fazem do seu conteúdo, nas redes sociais.

Title tag

O title tag é o título interno do seu conteúdo.

Para otimizar o title tag para SEO, utilizando a palavra-chave, ela deve estar presente nele.

Enquanto o SEO title tem, como objetivo, conduzir o leitor para dentro do site ou blog, deixando a página de busca, o objetivo do title tag é manter o usuário dentro do site, com a finalidade de que ele leia todo o seu conteúdo.

Como usar palavras-chave

Infográfico | Como Escolher Palavras-chave

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