Infoprodutos: Guia Completo para um Lançamento de Sucesso
Você quer começar a vender infoprodutos? Ideia inteligente! Produtos digitais como e-books, cursos e podcasts são extremamente populares.
Além disso, fazer produtos digitais é bastante simples e menos demorado. Mas por onde você começa e como pode vender produtos digitais?
Para ajudar você a entender mais sobre como lançar infoprodutos, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que são Infoprodutos?
Os infoprodutos (produtos digitais) são itens que podem ser vendidos e distribuídos digitalmente. Exemplos de produtos digitais são e-books, programas de software, cursos online e áudio.
Novo Curso GRÁTIS em Vídeo: Como Ser Afiliado e Vender na Internet
- Curso rápido e fácil
- Mesmo sem investir
- 100% prático
- Mesmo sendo iniciante
- Mesmo sem aparecer
Hoje, muitos freelancers e empreendedores estão colocando seus negócios online. Certamente você vê muitos fotógrafos vendendo cursos online; escritores que oferecem seus e-books; desenvolvedores que vendem seus aplicativos móveis; e designers que oferecem logotipos e fontes.
As possibilidades de venda de produtos digitais parecem infinitas e todos podem se beneficiar disso.
Produtos Digitais vs. Produtos físicos (e por que o digital é melhor)
Começar a vender produtos digitais é muito mais fácil do que vender produtos físicos. E (também importante) os produtos digitais costumam ter margens mais altas e, portanto, mais lucro.
Com produtos físicos, existem muitos custos iniciais. Você tem que lidar com estoque, embalagem, frete, impostos, importação e muitos outros fatores que podem atrapalhar você. Abrir uma loja? Essa é uma grande tarefa, e abrir uma loja leva muito tempo antes mesmo de você começar.
Você não tem esses problemas com produtos digitais.
Os produtos digitais também são fáceis de criar e distribuir. Como você vende produtos virtuais online, também é mais escalonável.
Com o conhecimento certo, você pode fazer seu próprio produto digital de A a Z completamente sozinho. Sozinho – sem necessidade de funcionários, intermediários ou parceiros.
Resumindo, os produtos digitais são uma boa ideia. Eles se beneficiam de:
- Um processo de criação mais fácil do que produtos físicos
- Produtos lucrativos com muitas vezes uma alta margem de lucro
- Ganhos recorrentes
- Mais flexibilidade na gama de produtos e preços
- Possível renda passiva
- Sem custos de envio e restrições (portanto, também mais sustentável)
- Sem espaço de armazenamento necessário
- Sem impostos internacionais ou restrições de importação
- Mais escalável
- Frequentemente, menos equipe é necessária
A questão agora é: “Qual é o melhor produto digital para vender?” Vamos examinar os produtos digitais mais populares.
Leia também: o que fazer antes do lançamento de infoproduto?
Os melhores Infoprodutos para vender online
1. E-books
Você sabe muito sobre determinado assunto e é um bom escritor? Em seguida, chame a atenção de seus leitores com e-books.
Um e-book é um produto digital inteligente para vender. Eles são relativamente fáceis de fazer: converta o que você já sabe em palavras e salve seu texto como PDF. E pronto!
Você pode tornar seu e-book tão visualmente atraente quanto desejar, por exemplo, desenhando apenas uma capa ou usando designs e ilustrações originais.
Os e-books podem ser usados de diferentes maneiras porque são muito fáceis de promover. Por exemplo, você pode compartilhá-los ou vendê-los por meio de mercados ou mesmo por meio de anúncios em mídias sociais.
Seus clientes adoram e-books porque podem lê-los em seus e-reader, tablet, kindle, laptop ou qualquer outro dispositivo e começar imediatamente, sem ter que esperar pelo correio.
2. Cursos e treinamento online
A indústria de e-learning vem crescendo há anos, com plataformas como Udemy, Hotmart e Eduzz, dando às pessoas a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos por meio de cursos online.
Se você está pensando seriamente em ensinar e comercializar seu próprio curso, convém usar uma plataforma de curso online profissional.
Como treinador, você decide o quão interativo um curso deve ser. Você pode oferecer cursos sob demanda ou ir um passo além, oferecendo interatividade extra para seus alunos.
Adicionar treinamento ao vivo, webinars exclusivos, perguntas e respostas, feedback ou treinamento extra torna o curso mais valioso. Então você também pode pedir um preço mais alto pelo treinamento.
Muitas plataformas de cursos online também oferecem a possibilidade de fazer um quiz / exame na conclusão e criar um certificado que você pode dar aos participantes.
3. Boletins informativos por e-mail pagos
Você já pensou em ganhar dinheiro com seu boletim informativo por e-mail? De fato, uma maneira de ganhar dinheiro online é por meio de um boletim informativo pago.
Especialmente se você já tem uma lista de e-mail, é fácil adicionar uma assinatura paga ao seu boletim informativo. Os assinantes já estão interessados, basta convencer a metade a se inscrever para a parte paga.
Você tem que criar um conceito que seja valioso o suficiente para pedir dinheiro, mas se funcionar…. então é uma receita recorrente.
E quanto mais assinantes do boletim informativo, mais receita. Dessa forma, um boletim informativo pago é escalonável.
Uma lista de e-mail é muito valiosa de qualquer maneira, também para vender outros produtos digitais, por isso é definitivamente recomendado construir sua própria lista de e-mail.
4. Áudio e música
Quando você pensa em áudio, pode pensar em artistas que vendem seus álbuns e músicas online, mas esse ainda é o caso com o Spotify? Felizmente, há muito mais opções do que apenas faixas de música que se enquadram nesta categoria de produtos digitais.
Vendendo áudio e música como um produto digital, pense em jingles; efeitos sonoros; música instrumental para karaokê; música de fundo, meditação, vídeos explicativos, palestras, audiolivros, ringtones, aulas de idiomas – a lista é interminável.
Se você tem afinidade com gravação e edição de som e consegue encontrar o público certo, pode vender qualquer tipo de produto de áudio online.
5. Podcasts
Podcast também são produtos de áudio, mas merecem um pouco mais de atenção. Os podcasts estão em alta há algum tempo, são muito populares.
Muitos empreendedores deixaram de criar blogs para criar seu próprio podcast. Isso significa criar você mesmo o podcast e convidar pessoas a ouvir.
Com plataformas como o patreon – você pode tornar um podcast (ou qualquer outro produto digital) lucrativo.
Seus membros podem se inscrever para assinaturas diferentes e obter vantagens diferentes dependendo do nível. Além disso, existem várias plataformas que podem hospedar seu podcast e cuidar da parte técnica para você.
Leia também: saiba mais sobre o Fórmula de lançamento
Passo a passo para o lançamento de infoprodutos
Lançar um infoproduto pode parecer desafiador, mas com o passo a passo certo, você pode transformar seu conhecimento em uma fonte de renda sustentável. Veja a seguir um passo a passo para te auxiliar a lançar seu infoproduto com confiança e alcançar o sucesso desejado.
Passo 1: Crie uma lista de e-mail
Se você leu algo sobre marketing online, saberá que sua lista de e-mail deve ser a espinha dorsal do seu negócio. É a maneira como você reúne um grupo de pessoas interessadas no conteúdo do seu infoproduto.
Na verdade, é a coisa mais importante ao lançar um curso on-line e literalmente a única maneira de entrar em contato diretamente com seu público e informá-lo sobre um novo produto.
Com a sequência correta de e-mails, você pode criar confiança para aumentar as vendas.
Passo 2: Prepare apenas 20% do conteúdo do seu curso
Como já mencionei, vou me concentrar em um curso on-line como um infoproduto para explicar melhor os passos a seguir. Nesse caso, você não precisa terminar seu curso on-line antes de começar a vendê-lo. Na verdade, eu diria que é a melhor opção.
Você cria seu curso apenas com as duas primeiras lições. Alguém comenta na primeira lição que seu microfone tem eco. Imagine se você tivesse gravado todo o seu conteúdo usando as mesmas configurações!
Também pode ser o oposto, alguém comentar que ama a segunda lição. Você pode estar interessado em criar mais conteúdo na linha do qual recebe bons comentários.
Ao criar apenas 20% de seu conteúdo, você pode obter feedback e ajustar 80% do seu conteúdo para criar um curso on-line perfeito.
Passo 3: Forneça valor aos seus assinantes
Sempre deve haver 2 fases para sua estratégia de lançamento:
- Educação
- Venda
Na fase de educação, você está essencialmente se familiarizando com o público e subliminarmente fazendo-os pensar sobre o assunto do seu produto e os benefícios que seu curso pode trazer a eles.
Alguém que deu seu endereço de e-mail há um mês pode não estar pronto para comprar. Vender para essas pessoas agora é como aquele comercial irritante que segue você em todos os lugares.
Esta fase de educação pode durar de 0 a 14 dias, nos quais você deve enviar uma quantidade incrível de conteúdo a cada 2-3 dias
Que tipo de conteúdo enviar?
- Postagens de blog que lidam com o tópico do seu curso.
- Webinars
- Vídeos
- Oferecer treinamento em grupo
Qualquer tipo de conteúdo que mostre aos alunos os benefícios que você pode trazer a eles
Durante a fase de educação, um bom plano para entrar em contato com sua lista é o seguinte:
- Entre 0 e 7 dias: envie 4 e-mails no total
- Entre 7 e 9 dias: envie 5 e-mails no total
- Entre 10-14 dias: envie 6 e-mails no total
Dica: Escreva os e-mails como se fossem um boletim informativo, não como um texto de vendas.
Passo 4: Venda infoprodutos
A coisa boa começa: agora você tem que vender infoprodutos. Para que você possa ter tudo o que precisa, fornecerei a estratégia definitiva de lançar infoprodutos em 8 dias:
Dia 1: Gere intriga com o seu curso
Em seu primeiro e-mail, informe que você está criando um curso, do que se trata e que ele estará à venda em breve, para que eles estejam atentos ao e-mail.
Dia 2: O que tem no curso?
Neste e-mail, descreva o conteúdo do seu curso. Certifique-se de ter empatia com seus leitores e falar sobre os benefícios que seu infoproduto traz a eles, não sobre os recursos.
Dia 3: Curso à venda
Este é o dia! No dia em que a venda abrir e você começar a ganhar dinheiro com seu curso online.
Neste e-mail, comunique que seu curso já está à venda e deixe o link para sua página de vendas.
Dia 4: Perguntas frequentes
Escrever este e-mail não é nada divertido, mas economizará MUITO tempo a longo prazo.
Neste e-mail, você deve responder às perguntas logísticas sobre o seu curso:
- Quanto tempo você tem que comprar?
- Por quanto tempo eles terão acesso?
- Existe uma garantia de devolução do dinheiro?
- Existem planos de pagamento?
- Para quem é este curso?
Dia 5: Bônus surpresa
Ofereça um incentivo adicional para as pessoas comprarem agora.
Você adicionará uma parte adicional de conteúdo que é uma “surpresa” que será recebida gratuitamente apenas para aqueles que o comprarem agora.
Deve ser algum tipo de conteúdo extra valioso (como E-book, uma ferramenta gratuita) ou um desconto por tempo limitado. Seja o que for, certifique-se de que seja valioso para o seu público.
Dia 6: Obrigado
Neste ponto, você está vendendo duro há 5 dias, então é hora de ser um pouco grato e agradecer ao seu pessoal.
Certifique-se de agradecer a todos pelo tempo investido na leitura de seus e-mails e em fazer parte do seu lançamento. Meu conselho é que você escreva de coração.
Dia 7: Encerramento do lançamento
Seu lançamento está quase acabando. Você provavelmente está um pouco exausto, mas espero que por causa da quantidade de dinheiro que ganhou, tenha valido a pena.
Neste e-mail, você dirá que seu curso está prestes a fechar. Construa um argumento lógico sobre porque faz sentido comprá-lo antes que seja tarde demais.
Dia 8: Última chance
Este dia provavelmente será o seu dia mais lucrativo. Qualquer pessoa nervosa vai comprar seu curso agora.
Gostou de saber mais sobre como lançar infoprodutos? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!