O Que É CPL no Marketing Digital e Como Calcular?

Você sabia que adquirir um lead não é garantia de conquistar um cliente?

Já deu uma olhada em suas métricas hoje? Será que você não está gastando dinheiro em vão com CPL?

No marketing digital, CPL significa “Custo por Lead”, uma métrica de desempenho que indica quanto você gastou para adquirir um lead naquela campanha.

Para entender melhor o que é CPL, como utilizar essa métrica, melhorar o seu desempenho e ter retorno do seu investimento, continue comigo, pois até o final da leitura você vai saber o que fazer para reduzir o Custo por Lead.

Lead Definição:

Afinal, o que é Lead

Antes de saber o que é CPL no marketing digital, entenda o que é um lead.

Lead é um contato que você conseguiu capturar através de um formulário.

Nem todo lead é convertido em cliente, por isso, é muito importante identificar e separar cada um deles.

Por exemplo, há leads que são apenas contatos que você coletou para uma newsletter, enquanto outro já o procurou para tirar uma dúvida ou pedir um orçamento.

Esses que entraram em contato são leads qualificados, mais “fáceis” de serem convertidos em clientes.

Identificar esses leads é essencial para criar campanhas mais assertivas e gerar resultados positivos em vendas, reduzindo ao máximo o CPL.

O Que É CPL?

Qual a definição de CPL no Marketing Digital

CPL (Custo por Lead) é uma métrica do desempenho que mostra quanto um lead custou para você naquela campanha.

O seu objetivo deve ser reduzir o CPL, pois você precisa conquistar muitos leads para adquirir um único cliente.

Como Calcular O CPL?

Como calcular o CPL?

A fórmula para calcular o CPL é a seguinte: 

Custo com anúncios / quantidade de leads.

Exemplo Prático De CPL

Exemplo de CPL no Marketing Digital

Você consegue acessar exemplos de CPL através de um funil digital, onde mostra uma média do quanto foi gasto pela captura de um lead.

Veja um exemplo prático de CPL:

Digamos que você gastou R$ 1.000,00 em anúncios e conseguiu capturar 200 leads.

Então, o CPL foi de R$ 5,00.

Como Usar E Entender O CPL

O CPL é uma métrica fundamental para o sucesso de sua campanha. 

Porém, se você não souber interpretar essa métrica, você pode não conseguir os resultados esperados.

Primeiro, você precisa identificar e separar os tipos de leads, que são:

  • MQL: contatos para marketing
  • SQL: contatos para vendas

Você deve entender que quanto menor for o CPL, melhor será para a sua campanha.

Em alguns casos, um lead é convertido em cliente logo no primeiro contato. Em outros, você precisa interagir mais vezes, o que gera um custo maior.

Por este motivo, é importante que você analise os públicos, as personas e os canais de comunicação, de forma isolada, para analisar a eficiência de cada um, separadamente. 

É essencial analisar cada item, de acordo com o objetivo que você definiu para a campanha.

Analise também o funil de vendas, para que você possa ter um panorama das variações de CPL e identificar como isso pode interferir em todo o processo, até a realização da venda.

Como Melhorar O CPL

Como Melhorar o CPL

Você consegue melhorar o CPL aplicando algumas estratégias. Conheça algumas delas.

  • Atrair ao máximo um público qualificado, aplicando estratégias de SEO para que os algoritmos “contribuam” com esse processo.
  • Criar campanhas para atrair tráfego e formar uma base de remarketing, com leads qualificados. 
  • Aplicar estratégias de fonte primária para converter a base de leads que foi criada para o remarketing.  
  • Fazer várias revisões do destino das campanhas.
  • Continuar investindo em tráfego, fazendo testes e entendendo quais anúncios, criativos e copys funcionam melhor.

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