O Que Faz e Como Ser um Gestor de Tráfego Pago em 2022

O Que É Gestor De Tráfego Pago?

O que é Gestor de Tráfego Pago

O gestor de tráfego pago é o profissional que trabalha definindo os objetivos da campanha, administrando e direcionando os recursos, através de uma verba destinada às ações da campanha.

Esse profissional também é responsável pela a segmentação de público, pela avaliação de palavras-chaves, pela análise de campanhas, testes A/B, e por identificar o que está funcionando ou não em uma campanha.

Ou seja, o trabalho do gerente de tráfego está diretamente ligado ao aumento das vendas, pois é ele o responsável pela organização, análise e execução das estratégias e ações de uma campanha, potencializando os resultados para a empresa que o contratou.

O gestor de tráfego pago também trabalha para aumentar o número de visitas a um site, gerando mais leads e aumentando as vendas da empresa, justamente por ter uma visão estratégica e por saber fazer o planejamento de uma campanha, criar, acompanhar e otimizar anúncios, entregar resultados e sugerir melhorias.

Além disso, o gestor de tráfego online leva visitantes para o site, aumentando a visibilidade da marca e, consequentemente, aumentando as vendas.

Cabe ao gerente de tráfego pago identificar o que funciona e o que não funciona dentro de uma campanha, através de uma análise de dados.

Esse profissional é responsável por organizar e implementar estratégias para gerar tráfego para um projeto e determinar quais os canais que os anúncios serão veiculados.

O gestor de tráfego pago também pode auxiliar no trabalho do empreendedor que deseja usar o tráfego pago para impulsionar as vendas na internet.

Vale A Pena Ser Gestor De Tráfego Pago?

Cada vez mais o Tráfego Pago tem sido utilizado por empreendedores e empresas de todos os portes, pois ele gera resultados bem maiores, em menos tempo.

O tráfego pago também não depende dos algoritmos do Google para trazer tráfego, pois basta pagar para posicionar um anúncio no topo da página do Google.

Além disso, as empresas têm migrado para o ambiente digital, principalmente por conta das restrições do último ano, por isso, a concorrência só aumenta.

E, com tanta gente investindo pesado em tráfego pago, alguns canais, como as redes sociais, por exemplo, já não valorizam tanto o tráfego orgânico, afinal, o dinheiro está vindo, em maior parte, da publicidade paga.

Então, a resposta para a pergunta se vale a pena ser gestor de tráfego pago já está clara.

Quanto mais interesse houver em tráfego pago, mais valioso e essencial será o gestor de tráfego pago.

Com um gestor de tráfego pago, as empresas só têm a ganhar. Algumas das vantagens de ter um gestor de tráfego na empresa são:

  • Conquistar novos clientes;
  • Diminui os gastos;
  • Aumenta as vendas;
  • Explora novas oportunidades.

Como Funciona A Atividade De Gestor De Tráfego Pago?

Como funciona a atividade de Gestor de Tráfego Pago

Você já sabe o que é um gestor de tráfego pago e entendeu que vale a pena atuar nessa profissão. Agora, entenda melhor como funciona a atividade desse profissional.

Como eu disse, o gestor de tráfego pago trabalha na criação e otimização de anúncios, avaliando palavras-chave, segmentando o público, analisando campanhas, realizando testes, acompanhando e aumentando as vendas.

Esse profissional atua utilizando ferramentas de marketing digital para “harmonizar” todos os processos dentro da empresa, para potencializar os resultados em vendas, conquistando novos clientes, reduzindo os gastos e ampliando as oportunidades.

Assim como o gestor de redes sociais atua para aumentar o número de seguidores, o engajamento e as vendas da empresa que o contratou, o gestor de tráfego pago trabalha para aumentar o número de visitas a um site, a consideração da marca ou produto e potencializar as vendas.

Diferente do tráfego orgânico, que aplica estratégias para posicionar no Google, no tráfego pago, o gestor utiliza ações de publicidade paga para gerar visitas ao site da empresa.

Esse profissional trabalha utilizando ferramentas de marketing para potencializar os resultados da empresa, com ações direcionadas para o ambiente digital.

Principais atividades do gestor de tráfego

O gestor de tráfego pago planeja e define as estratégias para as campanhas nas plataformas de anúncios, como Google Ads e Facebook Ads.

Esse profissional também cria relatórios de desempenho, mede e otimiza a jornada do cliente, acompanha os orçamentos para criação de audiência, captura leads, elabora planos de ação para alcançar metas, acompanha os resultados e propõe melhorias.

Conheça agora quais são os tipos de gestores de tráfego que existem e entenda como você pode atuar nesse mercado que só tende a crescer.

Tipos De Gestor De Tráfego Pago

Tipos de Gestor de Tráfego Pago

Como as empresas começaram a perceber que migrar para o digital é essencial para a sua sobrevivência no mercado, entenderam também a necessidade de criar uma plataforma online, onde pudessem se aproximar do público-alvo e criar uma audiência.

Assim também surgiu a profissão de gestor de tráfego, com diferentes atuações no mercado, com conhecimento e habilidades em estratégias e ações específicas para cada canal de comunicação entre empresa e cliente.

Conheça agora os diferentes tipos de gestores de tráfego existentes.

Gestor De Tráfego no Google Ads

O Gestor de tráfego que anuncia no Google Ads vai saber aplicar estratégias eficientes para posicionar um site na primeira página dos resultados de pesquisa do Google, através de anúncios.

Para um site posicionar bem no Google, é necessário planejamento e aplicação de estratégias para estruturar o site, de acordo com os algoritmos do Google.

O trabalho do gestor de tráfego pago é posicionar o site da empresa usando anúncios, tendo com objetivo realizar a conversão visitantes em leads e leads em clientes, com a máxima performance dentro do orçamento planejado.

Ou seja, o gestor de tráfego pago potencializa os resultados de uma campanha, reduzindo os custos.

Uma dica interessante para Gestores de tráfego, é procurarem obter o cupom do Google Ads para seus clientes e assim maximizarem os resultados logo no início das campanhas.

Gestor De Tráfego no Facebook Ads

O gestor de tráfego pago no Facebook Ads vai aplicar as ações e estratégias, determinando e direcionando os recursos nas campanhas de divulgação, especificamente para essa rede social.

O gestor de tráfego no Facebook Ads precisa conhecer bem o público que chega a partir das ações aplicadas nessa rede social e, portanto, determinar o valor da verba que será usada na campanha, de forma mais assertiva, com custos mais baixos.

Além da verba, o gestor de tráfego no Facebook Ads também faz um planejamento para engajar o público, gerando melhores resultados em vendas.

Gestor De Tráfego no YouTube Ads

O YouTube é a segunda maior plataforma de buscas do mundo, ficando atrás apenas do Google.

Por isso, essa rede social tem um potencial gigantesco para atrair, engajar e converter.

Com o trabalho do gestor de tráfego pago, a empresa pode aproveitar todo esse potencial oferecido pelo YouTube e aumentar suas vendas.

O gestor de tráfego pago do YouTube vai atuar criando campanhas de vídeos, que são exibidos antes ou durante os vídeos publicados na plataforma.

Os anúncios também podem ser exibidos ao lado da tela ou fixados abaixo do vídeo em reprodução, em formato de carrossel.

A campanha será criada de acordo com os objetivos da empresa e com o custo que foi definido.

Gestor De Tráfego no Instagram

O gestor de tráfego pago que atua no Instagram, analisa e identifica todo o potencial existente na ferramenta para a empresa que deseja se beneficiar dessa rede social e gerar tráfego para vender mais na internet.

O profissional vai aplicar estratégias de marketing digital para promover anúncios, gerar tráfego qualificado para o site da empresa que o contratou.

Gestor de Tráfego no Pinterest

O gestor de tráfego pago no Pinterest vai gerar resultados para a empresa através de um planejamento estratégico, análise de dados e de otimização dos anúncios.

Os resultados esperados são o aumento das visitas, geração de leads, aumento da visibilidade da marca e do produto e, consequentemente, aumento das vendas na internet.

Gestor De Tráfego no Twitter Ads

O gestor de tráfego pago também pode aplicar estratégias de marketing digital no Twitter.

A rede social, que também possui sua própria plataforma de anúncios pagos, tem algumas características que a diferencia das demais.

No Twitter Ads, o gestor de tráfego pago vai escolher entre dois tipos de lances: o automático ou o máximo. O tipo de lance vai depender das características do projeto que a empresa está engajada.

Trabalhar com Twitter Ads vai aumentar o tráfego e o engajamento da marca, o que aproxima o lead da conversão em cliente.

Quanto Ganha Um Gestor De Tráfego Pago?

Para que um gestor de tráfego pago ganhe dinheiro suficiente para viver dessa profissão, é necessário estudar, se qualificar, buscar experiência e começar a criar uma cartela de clientes.

Não é com o primeiro cliente que você vai conseguir ganhar muito dinheiro sendo um gestor de tráfego pago.

Portanto, não espere ficar milionário da noite para o dia, como muitos acreditam.

Se você ainda não trabalha como gestor de tráfego, precisa entender que está entrando em uma nova profissão e que terá muito aprendizado pela frente, e aprender como fazer marketing para você mesmo, para depois aprender a fazer marketing para as empresas.

Depois desse processo (que pode ser de um mês ou três, quatro meses, vai depender da sua disciplina e dedicação em aprender), você vai começar a buscar seus clientes.

Sua primeira meta como gestor de tráfego pago será conseguir o primeiro cliente.

Como ainda está começando nessa profissão, muito provavelmente você vai conseguir clientes que não pagam muito, porém, você estará ganhando experiência.

É um engano achar que gestor de tráfego pago que ainda está começando vai ganhar rios de dinheiro rápido e fácil.

Também não é fazendo a primeira campanha que você já terá vários clientes, sem experiência ou sem a qualificação necessária.

Há muitos profissionais qualificados no mercado e as empresas estão concorrendo com muitos outros e, por isso, contratam profissionais que consigam gerar excelentes resultados.

Entenda que você está entrando para um mercado bastante concorrido e, por isso, precisa saber fazer marketing de maneira profissional para a empresa que o contratar.

Então, quanto posso ganhar como gestor de tráfego pago?

Você vai começar nesse mercado ganhando aproximadamente entre R$: 300,00 a R$: 500,00 do primeiro cliente.

Depois, você consegue o segundo cliente, o terceiro… e começa a aumentar a sua cartela de clientes e vai adquirindo mais experiência, o que é excelente para a sua carreira profissional.

Isso porque, quanto mais experiência você tiver como gestor de tráfego pago e maior capacidade de entregar resultados aos clientes, maior o valor do pagamento pelo seu trabalho.

Quanto mais resultado você entregar para os clientes, mais você pode cobrar pelo seu trabalho como gestor de tráfego pago.

Não tem como eu dizer para você quanto você vai ganhar exatamente com essa profissão, pois isso vai depender do valor que você vai entregar para a empresa que o contratar e do número de clientes que você conseguir.

Há pessoas que ganham muito dinheiro trabalhando como gestores de tráfego pago de forma autônoma.

Porém, quando você chegar a esse nível, geralmente vai precisar contratar outra pessoa para te ajudar, pois você terá muitos clientes e a demanda será bem maior.

Além disso, os valores podem variar entre regime de contratação CLT, CLT+ bônus e terceirização.

Como eu disse, a quantidade de dinheiro que você vai ganhar como gestor de tráfego pago será proporcional ao valor que você vai entregar ao cliente.

Ou seja, quanto mais resultados você entregar, mais caro você poderá cobrar.

O Que Você Precisa Saber Para Se Tornar Um Gestor De Tráfego Pago?

Para começar a trabalhar como gestor de tráfego pago é importante ter conhecimento e formação em profissões que estejam relacionadas ao marketing digital.

Também é completamente possível alguém ser um gestor de tráfego pago depois de ter trabalhado a vida toda em qualquer outra profissão e que agora decidiu empreender na internet.

Seja qual for a profissão que você tenha ou que até seja um estudante com desejo de ser um empreendedor de sucesso, saiba que a profissão de gestor de tráfego pago está em alta e tende a ser ainda mais valorizada e necessária nas empresas.

Para se tornar um gestor de tráfego pago, você precisa buscar conhecimento e se preparar para o mercado, pois assim como tem crescido o interesse por esse profissional, a concorrência também aumenta, na mesma proporção.

Por isso, esteja preparado, faça cursos, mentorias, mire a alta performance e busque seu primeiro cliente para ter experiência, que é um fator decisivo na hora de uma contratação.

Como gestor de tráfego, você pode atuar como empreendedor e montar sua própria agência, pode oferecer seus serviços como freelancer, atuando em uma campanha específica para uma empresa ou ser contratado como colaborador, em regime CLT.

Busque obter o conhecimento e as habilidades necessárias para se tornar um gestor de tráfego pago de sucesso.

Depois que você conseguir seus primeiros clientes, mesmo que paguem um valor abaixo do que você deseja, você estará adquirindo experiência, um diferencial no mercado.

Além disso, com os primeiros clientes, você poderá criar o seu portfólio com cases de sucesso, mostrando os resultados que você gerou para os antigos clientes e, com isso, conquistar novos e montar sua carteira de clientes, aumentando os seus ganhos e conquistando mais experiência.

As principais habilidades para se tornar um gestor de tráfego pago são:

  • Saber criar anúncios que convertem
  • Ser especialista em copy
  • Saber fazer criativos de anúncios
  • Dominar completamente as principais plataformas de anúncios, como o Google Ads e o Facebook Ads
  • Possuir conhecimento avançado em tráfego pago
  • Ter habilidade para gerar leads e vendas
  • Saber executar testes A/B
  • Fazer gestão e análise de performance e otimização de anúncios

Curso de para Gestor de Tráfego Pago

Legal! Agora você já sabe tudo sobre o que é, como funciona e como se tornar um Gerente de Tráfego Pago, porém, ficou uma dúvida?

“Alex, você tem algum curso focado em Tráfego?”

A resposta é sim!

Tenho o treinamento Método Turbo Tráfego que é um curso especializado em Tráfego Pago, Funis de Vendas e Copywriting.

É um treinamento absolutamente completo para quem deseja usar o verdadeiro poder do tráfego pago para vender como afiliado, Ser um Gestor de Tráfego ou até mesmo as duas coisas juntas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.