Saiba o que é conteúdo de marca no Instagram e como fazer


O Instagram já é uma das redes sociais mais populares do Brasil, ocupando o terceiro lugar no ranking de países com os maiores públicos de publicidade. Esse fato deixa ainda mais em evidência a necessidade de investir no marketing de conteúdo e aliar as estratégias ao marketing de influência. Para isso, você precisa saber o que é conteúdo de marca no Instagram, ferramenta que veio para facilitar a vida de influenciadores e empresas em busca de melhores resultados.

O que é conteúdo de marca no Instagram?

O conteúdo de marca no Instagram é uma ferramenta que serve para fazer a classificação da comunicação entre os influenciadores digitais e a marca numa publicação. Funciona assim: quando um post é marcado como conteúdo da marca, os usuários veem um sinal no topo da postagem que diz “Patrocinado (parceiro de negócio)”.

o que é conteúdo de marca no instagram

De acordo com o próprio Instagram, o conteúdo de marca, também conhecido como parceria paga, é uma marcação para ajudar os influenciadores digitais a divulgarem quando uma publicação é fruto de uma parceria, e contém dados relevantes para auxiliar negócios a alcançar o desempenho desejado. Além disso, a ferramenta concede ainda mais transparência para a comunidade no Instagram, ao relevar informações sobre o conteúdo de marca.

Por que usar conteúdo de marca no Instagram?

A grande vantagem do recurso conteúdo de marca no Instagram é a transparência que ele concede aos usuários de saber que se trata de uma parceria paga. Além disso, as marcas passam a ter acesso a métricas das publicações, o que é fundamental para medir os resultados e ajudar nas estratégias de marketing digital, além da possibilidade de tomar decisões baseadas em dados.

Assim, seja no feed, seja no Reels, no IGTV ou nos Stories, os patrocinadores poderão verificar o alcance e as interações das publicações. Outra vantagem é que, com o objetivo de proteger as marcas, a ferramenta ainda possibilita fazer a aprovação dos criadores de conteúdo que desejam colaborar com a empresa.

Qual é a importância do conteúdo de marca?

A profissionalização das estratégias do marketing de influência depende, de forma direta, do aperfeiçoamento das plataformas, certo? Com isso, é possível gerar dados mais precisos, além de poder identificar oportunidades para marcas e influenciadores digitais estreitarem ainda mais as suas relações.

Dessa forma, é possível produzir conteúdos de valor, ou seja, que realmente estejam alinhados com as necessidades e expectativas do usuário. O que toda marca almeja é encontrar um parceiro adequado à imagem da sua empresa. Somente assim é possível transmitir uma mensagem positiva, criando relações autênticas.

Logo, quando a sua empresa opta por usar o recurso de conteúdo de marca no Instagram, tem acesso ao alcance e o envolvimento (curtidas, comentários) das publicações realizadas no feed.

Para o Instagram Stories, é possível verificar dados como alcance, toques para voltar e para avançar, respostas e saídas no prazo de 14 dias. Os influenciadores digitais permanecerão visualizando as métricas nas informações do aplicativo.

O influenciador digital ainda tem a possibilidade de fazer a habilitação da opção de impulsionar no momento da publicação, possibilitando que a empresa aumente o alcance de determinado post. Mas, para isso, o influencer precisa habilitar essa opção no momento da publicação.

Assim, mais do que oferecer transparência, o conteúdo de marca no Instagram é um recurso para auxiliar empresas e influenciadores a alcançarem o desempenho desejado pelas suas campanhas.

Quais benefícios isso pode trazer?

Como a ferramenta possibilita a análise de métricas, uma das principais vantagens é analisar o alcance e o engajamento. Quando uma marca passa a investir no Instagram, o que ela deseja é atingir o maior número possível de usuários com as suas publicações, certo?

Assim, ao investir nos anúncios com conteúdo de marca no Instagram, é possível escalar a publicação para alcançar o maior número de seguidores do influenciador, de forma orgânica. Agora, se você quiser dar mais visibilidade para a publicação, pode apostar nos impulsionamentos e colocar a marca da empresa nos feeds de pessoas que não seguem esse influenciador em particular.

Para isso, pode usar as ferramentas de segmentação do Instagram para alcançar um público mais preciso. É possível classificar por sexo, idade, região geográfica, entre outras métricas.

Assim, os anúncios de conteúdo de marca no Instagram podem ser segmentados com maior acerto, colaborando para que a marca chegue a mais pessoas e esteja alinhada com as soluções que a sua empresa oferece.

Além disso, graças às tags de compras, é possível oferecer uma melhor experiência para os usuários com os anúncios com conteúdo de marca. Isso é bastante relevante, visto que as vendas online tendem a crescer cada vez mais.

Como fazer um conteúdo de marca no Instagram?

O primeiro passo para fazer conteúdo de marca no Instagram é identificar os influenciadores com maior aderência à proposta do seu negócio. Para isso, você pode usar as plataformas de influenciadores, que são ferramentas que buscam conectar e avaliar os influenciadores digitais, e a relação deles com determinada marca.

Assim, a partir de um dashboard personalizado, é possível filtrar a procura por influenciadores, segmentando por gênero, idade e alcance. Feito isso, é preciso que o criador de conteúdo tenha habilitado a ferramenta de conteúdo de marca no Instagram. O processo é bem simples, mas vale lembrar que a sua conta precisa ser elegível para habilitar o recurso.

Habilitação para criadores de conteúdo

Acesse a conta no Instagram, vá para Configurações > Conta > Ferramentas para conteúdo de marca, e clique para habilitar o recurso.

Habilitação para parceiros de negócio

Para poder compartilhar uma publicação de um influenciador marcando a sua empresa, é necessário habilitá-lo como parceiro. O caminho é bem fácil.

Basta que você acesse a sua conta no Instagram, vá para Configurações > Empresa > Conteúdo de marca, e selecione o parceiro desejado. É aconselhável habilitar a opção “Solicitar Aprovações” para evitar que outras contas compartilhem conteúdo usando o nome da sua página sem permissão.

Quais ferramentas o Instagram tem para isso?

Todos os conteúdos de marca no Instagram podem ser compartilhados em Reels, nos Stories e nos IGTV vídeos e no Feed. Veja mais detalhes, a seguir!

1. Reels

O Reels funciona da mesma forma que o Tik Tok. Nele, você pode gravar vídeos curtos de 15 e 30 segundos. É possível fazer cortes, áudios e colocar efeitos.

Os Reels do Instagram são os queridinhos do momento, e você pode compartilhá-los em seus Stories, podem aparecer no feed e na aba Explorar (em que qualquer pessoa poderá ver, mesmo que não seja sua seguidora). Dessa maneira, você eleva o alcance das publicações.

2. IGTV

Se a sua marca precisa compartilhar vídeos mais longos, a solução ideal é o IGTV do Instagram. O recurso funciona como o YouTube e lá, os vídeos ficam alocados em uma mesma aba e podem ser agrupados por temas ou editorias, por exemplo. Caso a sua marca seja adepta de lives, elas também podem ficar salvas por lá.

3. Stories

Os Stories são recursos do Instagram e Facebook em que a publicação, que pode ser foto ou vídeo, pode ser visualizada somente durante 24 horas. É ideal para mensagens mais rápidas, enquetes e outros tipos de interação com o público.

4. Feed

O feed do Instagram tem sido o favorito de quem opta por fazer conteúdo de marca na plataforma. Isso porque, ao contrário dos Stories, que desaparecem depois de 24 horas, no feed, a publicação pode permanecer em definitivo, o que aumenta o seu poder de alcance, principalmente, se considerarmos as visitas ao perfil do criador de conteúdo.

Viu como o conteúdo de marca no Instagram pode ser uma boa solução para você dar mais visibilidade para a sua empresa? Além disso, com o aumento da audiência na rede social, você aumenta as chances de falar com mais pessoas que fazem parte do seu público-alvo. Outra vantagem é que a publicidade no Instagram é bem mais barata do que as mídias tradicionais.

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