Estratégia de geração de leads: 10 dicas que vão te ajudar

“Como gerar leads?”.

Independentemente se você já tem anos de experiência no mercado digital ou se você está começando agora, em algum momento você vai se fazer essa pergunta.

É provável que antes de encontrar este artigo aqui, você estivesse em uma pesquisa do Google justamente para entender mais a fundo esse problema e para descobrir como solucioná-lo.

O fato é que, se você não gera leads para o seu negócio, você não vende. E se você não vende… Você perde dinheiro! 

E como eu sei que você não quer isso, eu separei aqui neste artigo uma lista com 10 estratégias de geração de leads simples para você começar hoje mesmo.

Tudo o que você precisa fazer é continuar lendo até o final. 

Mas antes, para garantir que todos estamos na mesma página, eu quero alinhar com você a importância da geração de leads para o seu negócio.

Vamos? 

Qual a importância da geração de leads para o seu negócio? 

Quando o assunto é empreender no universo digital, uma verdade é absoluta: você precisa gerar leads.

Pelo simples fato de que, nem sempre que uma pessoa chega até a sua página de vendas, ela está pronta para realizar uma compra. 

Mesmo que você já tenha um público bem definido, esse grupo é composto por pessoas que, apesar de características similares, estão em estágios diferentes da jornada de compra.

E por esse motivo, você precisa pensar em maneiras atrativas de gerar leads, educá-las e nutrí-las até que elas estejam prontas para avançar pelos estágios do funil de vendas e, enfim, se tornarem clientes do seu negócio. 

Tem uma analogia que eu gosto muito e que explica essa necessidade sem deixar dúvidas.

É o seguinte… 

Sabe quando você está afim de alguém? Você não vai até essa pessoa e faz o pedido de casamento assim que a conhece. 

Antes do pedido, é comum que você precise passar por alguma etapas, como a troca de olhares, a paquera, os encontros, o pedido de namoro, o desenvolvimento da relação até que chegue o dia do “sim, aceito”.

Com a sua lead não é diferente. 

Você não deve esperar que, logo no primeiro contato, ela esteja pronta para efetuar uma compra e se tornar cliente do seu negócio.

E é justamente por isso que gerar leads é tão importante.

Inúmeras pessoas realizam pesquisas diariamente na internet e encontram a sua página de vendas, e mesmo que elas ainda não estejam prontas para fechar negócio, não quer dizer que elas não tenham um interesse no que você tem a oferecer.

Por esse motivo é importante ofertar conteúdos de valor como blog posts ou ebooks, por exemplo.

Dessa forma você tem a oportunidade de garantir uma valiosa informação de contato dessas pessoas, o email.

A partir disso, você tem a liberdade para entrar em contato com essas leads enviando mensagens periodicamente até que elas estejam prontas para dar o próximo passo: realizar uma compra. 

10 estratégias de geração de leads para você começar hoje

Agora que você já entendeu a importância e a necessidade da geração de leads para o sucesso do seu negócio, eu separei aqui nesse tópico uma lista com 10 estratégias para você poder começar ainda hoje. 

1. Crie landing pages de alta conversão

Quando falamos em geração de leads, a primeira estratégia que vem à minha mente é a criação de uma landing page.

A landing page é uma página pensada única e exclusivamente para a gerar a conversão de visitantes em leads, e por esse motivo, ela deve ser estruturada de uma forma que consiga capturar a atenção do visitante logo de cara. 

Existe um estudo publicado pela Statistic Brain que diz que o tempo médio de atenção humana é de apenas 8,25 segundos. 

Ou seja, você tem menos de 10 segundos para chamar a atenção do seu visitante…

Agora imagine que esse visitante está pesquisando no Google pelo celular, encontrou a sua página, começou a ler mas se distraiu com uma notificação do WhatsApp ou do Instagram.

Se o seu conteúdo não for interessante o suficiente, as chances de que esse visitante clique na notificação e saia da sua página são grandes.

Esse é um dos motivos pelo qual apenas publicar a sua página na internet não vai fazer chover leads na sua lista. 

Você precisa sair do básico e pensar em formas criativas de chamar a atenção dos seus potenciais clientes o quanto antes.  

2. Inclua formulário de captura no seu site ou blog

O formulário de captura é comumente associado a landing page, mas o uso dele não está restrito apenas a essa estratégia, muito pelo contrário. 

Você pode incluir formulários em diferentes lugares, como no seu site e no seu blog, por exemplo.

Não sei se você já notou, mas aqui no blog do KP temos um formulário de captura fixado no canto superior direito da página:

3. Use CTA nas redes sociais

Não dá para negar o poder de influência das redes sociais. Para você ter uma ideia, hoje, só o Facebook já conta com mais de 1.66 bilhões de usuários ativos diariamente, isso sem contar os mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente no Instagram.

Pensando nisso, esses também são ótimos lugares para gerar novas leads para o seu negócio. 

Você pode inserir chamadas para ação (CTA’s) nas legendas das suas publicações no feed, nos stories, dos destaques…

4. Ofereça ebooks

O ebook é um formato de conteúdo que vem ganhando cada vez mais popularidade no mercado digital. 

Essa popularidade pode ser facilmente justificada pelo baixo custo tanto na implementação dessa estratégia no seu negócio quanto para quem consome o conteúdo.

É comum que as grandes editoras justifiquem os altos preços dos livros físicos devido a qualidade do papel, o número de páginas, capa, ilustrações e afins…

Quando você opta por criar um ebook, a produção desse material tende a ser mais econômica uma vez que você não tem custos de impressão, por exemplo. 

E além disso, apostar em ebooks na sua estratégia de geração de leads ainda te ajuda a reforçar a sua autoridade sobre um determinado assunto no mercado. 

Todo mundo sai ganhando. 

Se você quer criar um ebook mas ainda não tem ideia de por onde começar, eu publiquei um artigo aqui no blog do KP que vai te dar 6 dicas práticas de como fazer.

5. Amplie a divulgação dos seus materiais ricos

Além de ofertar materiais ricos como ebooks, checklists e infográficos, você precisa desenhar um bom planejamento de divulgação. 

Até porque você investiu tempo e dinheiro na produção desses conteúdos e quer que as pessoas vejam eles. 

Você pode e deve contar com o apoio das redes sociais para essa tarefa, mas eu te aconselho a ir além do básico.

Além de publicações nas redes e divulgações nas newsletter, acredito que você já deve ter notado que aqui no blog do KP sempre incluímos banners com CTAs para os nossos materiais ricos, como esse aqui, por exemplo: 

6. Proteja seu conteúdo

A proteção de conteúdo é um recurso que permite que apenas as pessoas cadastradas na sua lista de emails tenham acesso ao material. 

Essa estratégia funciona como uma festa que tem lista de convidados na entrada: só vai ter acesso quem se registrou com antecedência.

Pra ficar claro, imagine que você passou horas, ou até mesmo dias na produção de um artigo para o seu blog… 

Esse conteúdo é extremamente rico em informações e existem poucas pessoas na internet falando sobre esse determinado tema.

Uma das formas de chamar ainda mais a atenção do seu visitante é aplicando uma página de proteção neste artigo.

Em primeiro lugar pelo fato de que apenas as pessoas realmente interessadas pelo tema vão se inscrever para poder conferir na íntegra.

Em segundo, protegendo o conteúdo e o deixando exclusivo, você cria ativa o gatilho da curiosidade na mente do seu visitante.  

Para saber mais sobre proteção de conteúdo e como aplicá-la no seu negócio, é só clicar aqui para conferir o artigo sobre esse tema. 

7. Crie um quiz

Criar um quiz é definitivamente uma das estratégias mais criativas dessa lista.

Você deve conhecer pelo menos uma pessoa que passa horas respondendo aqueles testes engraçados do BuzzFeed, talvez você mesmo seja essa pessoa.

Só que o que muita gente ainda não sabe é que dá para utilizar essa forma de entretenimento para captação de leads. 

Por exemplo…

Aqui na Klick, queríamos testar formas diferentes e interativas de divulgar os nossos materiais ricos e, como já usamos banners no blog, publicações nas redes sociais e link do material nas newsletters, resolvemos ir além e criar um quiz.

É comum que quando um visitante vê um banner de um ebook, por exemplo, ele se questione se esse material é realmente para ele e se ele deve investir parte do tempo dele para ler.

Para quebrar essa objeção, nosso time de conteúdo selecionou três matérias para três diferentes cenários possíveis.

O visitante irá responder às perguntas de acordo com a realidade vivida no seu negócio e por fim receberá o link para o download do material rico pelo email.

8. Utilize chatbots 

Adicionar um chatbot na sua página vai te ajudar a gerar leads pelo simples fato de que, na maioria das vezes, um visitante chega no seu a partir de uma pesquisa no Google.

Ou seja, ele está tentando tirar uma dúvida ou resolver um problema. 

Se ele entra na sua página e enquanto ele lê um conteúdo, surge um chat na tela oferecendo ajuda ou um conteúdo que vai complementar a leitura, as chances dele se inscrever são grandes. 

9. Organize um webinar

O webinar é um formato de evento online com baixo custo de implementação e que te permite alcançar ótimos resultados como:

  1. Conquistar a atenção do seu público;
  2. Aumentar o seu engajamento;
  3. Aumentar o tráfego do site.

Se você é um expert em determinado assunto do seu nicho de mercado, essa é uma ótima oportunidade de gerar novas leads para o seu negócio. 

Aqui no blog do KP eu já publiquei um artigo com 9 dicas práticas de como fazer um webinar. 

10. Invista em tráfego pago

Existem duas maneiras de gerar tráfego para o seu site.

A primeira é de forma orgânica, quando você usa estratégias de SEO e copywriting para manter a sua página bem ranqueada na pesquisa do Google.

A segunda são os anúncios pagos que podem ser realizados na rede de display do Google quanto em redes sociais como o Instagram e o Facebook.

Como eu te falei antes, essas redes contam com bilhões de usuários ativos diariamente e, com isso, é mais difícil que seu conteúdo chegue até o seu público de uma forma orgânica. 

Por isso, é importante poder contar com o apoio de estratégias de anúncios pagos para poder aumentar as chances da sua mensagem chegar até as pessoas certas e garantir a conversão. 

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