Profissões do Marketing Digital: Tudo o Que Você Pode Fazer!

O marketing digital trouxe um mar de oportunidades para quem quer ganhar dinheiro na internet.

Se você sonha em trabalhar em casa utilizando basicamente o seu computador conectado à internet, este artigo é para você.

Continue com a leitura até o final e conheça as profissões do marketing digital.

1 Afiliado

Quem me acompanha já sabe que eu sempre falo que a melhor forma de ganhar dinheiro na internet é sendo um afiliado.

Como afiliado você vai ganhar dinheiro promovendo produtos de outras pessoas, recebendo uma comissão por cada venda que você realizar através do seu link de afiliado.

Existem várias plataformas de afiliação para você se cadastrar e promover produtos físicos ou digitais.

A Monetizze, por exemplo, disponibiliza produtos físicos e digitais para afiliação, enquanto a Hotmart, oferece apenas produtos digitais.

Para quem está começando nessa profissão do marketing digital, eu indico se afiliar a produtos digitais, pois, são bem mais fáceis de promover e possuem baixo investimento.

2. Produtor Digital

Se você possui um conhecimento profundo sobre um determinado assunto, você pode transformar esse conhecimento em um produto digital, que pode ser um curso em vídeo, um e-book, um podcast…

Ser um produtor digital é uma das melhores maneiras de começar a ganhar dinheiro na internet.

Você vai criar o produto apenas uma vez e poderá vendê-lo centenas ou milhares de vezes, sem precisar criar mais nada.

O que você mais vai investir para criar um produto digital é tempo e disposição para gravar suas aulas ou escrever o conteúdo do e-book, por exemplo,

Além disso, você vai criar a página de vendas e também aplicar estratégias de marketing digital para vender o seu produto.

3. Coprodutor

Se você é um especialista em algum tema, se possui formação, experiência ou bastante conhecimento em algum assunto, você pode criar um produto em parceria com outra pessoa, que ficará responsável por toda a parte de marketing  e vendas e você divide os lucros com ela.

Ou, se você não possui uma expertise ou simplesmente não quer criar um produto, você pode fazer parceria com outra pessoa, que irá criar o produto para você fazer a parte do marketing e vendas.

4. Gestor de Tráfego Pago

Como gestor de tráfego pago você irá planejar e definir estratégias para a campanha do cliente que o contratou, nas principais plataformas de anúncios.

Entre outras atividades, você irá criar relatórios de desempenho, metrificar e otimizar a jornada do cliente, capturar leads e elaborar planos de ação para atingir metas.

Além disso, você também irá acompanhar os resultados para propor melhorias onde for necessário.

5. Gestor de SEO

Como gestor de SEO você vai atuar dentro de uma empresa, desenvolvendo e executando estratégias para otimizar as páginas de um site, para torná-lo relevante para os mecanismos de busca, como o Google.

A meta principal do gestor de SEO será levar o site para as primeiras posições dos resultados de busca, para que ele seja encontrado de forma orgânica, ou seja, sem investir dinheiro.

O gestor de SEO é o responsável pela otimização das páginas do site, o que envolve html, url, usabilidade, carregamento, qualidade do conteúdo, além de acompanhar as atualizações dos algoritmos do Google e de outros mecanismos de busca.

6. Consultor de Marketing Digital

Outra profissão na qual você pode atuar é como consultor de marketing digital.

Como consultor de marketing digital você vai atuar analisando o desempenho e contribuindo com as áreas comerciais da empresa, para que as metas de vendas que foram definidas no orçamento sejam alcançadas.

Nessa profissão, você também irá identificar oportunidades de negócio, analisar a concorrência e definir as estratégias de marketing.

Para atuar como consultor de marketing digital, você precisa ter formação e experiência em marketing de conteúdo, e-mail marketing, SEO, vendas, customer success e tudo o que envolve o marketing digital.

7. Redator/Roteirista

O redator/roteirista é um dos profissionais mais requisitados no marketing digital. Para atuar nessa profissão você precisa ter formação em jornalismo, letras, comunicação social ou áreas relacionadas.

Além disso, um redator/roteirista precisa não apenas dominar a língua portuguesa, mas saber escrever de forma persuasiva, ou seja, seu texto precisa influenciar o leitor a uma determinada ação que, em geral, é a compra de algum produto ou serviço. 

Um redator vai trabalhar criando artigos para blog, posts para redes sociais, conteúdo para e-mail marketing, carta de vendas, roteiro de vídeo para YouTube, roteiro para vídeo de vendas, etc.

Se quer trabalhar nessa profissão, você pode encontrar oportunidades em sites de vagas de emprego ou de freelancer.

Conclusão

Como você viu, todas as profissões do marketing digital citadas neste artigo podem ser realizadas como colaborador de uma empresa, de forma remota ou presencial.

Você também pode atuar em uma dessas profissões prestando serviços como freelancer, através de plataformas como Workana por exemplo.

Achar que não possui nenhum conhecimento relevante para criar um produto ou não ter dinheiro para investir em estratégias de marketing e em anúncios não deve ser impedimento para atuar nesse mercado tão lucrativo.

Encontre a profissão que mais tem a ver com você e comece o quanto antes a buscar oportunidades de ganhar dinheiro com marketing digital.

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